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terça-feira, 12 de janeiro de 2021

O que aprendi com as campanhas de marketing digital no mercado prateado

O marketing digital tornou-se uma importante estratégia para marcas aumentarem presença de mercado, bem como conquistarem e reterem mais clientes. Trata-se de um conjunto de ações on-line como displays de mídia paga nas redes sociais e nos buscadores, inbound marketing e jornada de e-mails,  que tem como objetivo: atrair, converter e fidelizar o consumidor, gerando autoridade e conhecimento no mercado. 

 

Entretanto, quando olhamos para o marketing digital feito para o público 50+, vemos que as empresas mais repelem do que conquistam. Mas por que isso acontece? Dentre os principais fatores destaco a falta de entendimento do estilo de vida, do comportamento e das necessidades das pessoas nesta faixa etária. 

 

Afinal, a nova geração de maduros está cada dia mais distante dos estereótipos que tínhamos antigamente. Com a expectativa de vida mais elevada, alto poder aquisitivo e energia para experimentar o novo, os prateados são um importante alvo das empresas de todos os segmentos, mas que, por não os entenderem, acabam perdendo espaço. 

 

Vejam só: eu sou a Camilla, tenho 29 anos e sempre trabalhei com automação de marketing, campanhas de mídia e análise de dados. Mas foi em 2018 que multipliquei meu aprendizado, quando passei a trabalhar com a economia prateada. Ao me especializar e mergulhar neste universo, apaixonei-me pelo marketing inclusivo. A diversidade está em pauta, porém é raro ver o maduro bem representado nas campanhas digitais. 

 

Usar minha experiência a serviço de um propósito é muito gratificante. Agora, lidar com o público maduro é ir além. É atuar com um consumidor ativo e experiente, que faz com que tudo o que conhecemos, pesquisamos e aprendemos se confirme na análise dos dados das campanhas digitais  

 

Isso porque o consumidor maduro é diverso. Não podemos estereotipar jamais, afirmando um determinado comportamento somente do ponto de vista etário. É muito mais complexo e rico analisar diversos aspectos, tais quais gênero, estado civil, classe social, geografia e principalmente perfil de consumo.  


 

Quais são os segmentos com maior retorno? 

 

Uma pesquisa feita pela Hype50+ e a Mind Miners, indica que 57% dos prateados sentem falta de produtos e serviços voltados para a sua idade.  Por isso, é preciso combinar estratégias, ferramentas e ações digitais para encontra-los e fidelizá-los.  

  

Sabendo que a saúde e o bem-estar são um dos principais pilares de busca desse público, então, procure primeiro entender como o seu produto e serviço pode ser ofertado. Lembre-se que, para apresentá-lo e gerar interesse, é preciso utilizar a linguagem dos prateados e imagens que remetam ao dia a dia deles. É necessário criar uma campanha empática.  

 

Moda e beleza é outro tópico bem recebido pelos maduros. Eles querem se sentir bem, confortáveis e alinhados com as tendências.  

 

Educação também é importante. Com mais de 40% no mercado de trabalho, os maduros buscam realizar seus sonhos ou seguir novos rumos. Por isso, investir em cursos específicos, faz com que eles se sintam mais ambientados.  

 

O mercado de viagens é outro que passa por uma reconfiguração. Com mais tempo, eles querem explorar o mundo, buscando muito mais do que um bom roteiro, querem experiências como intercâmbio, viagens temáticas, praias paradisíacas e outros destinos que são atrativos, mas pouco explorados para essa faixa etária.  


 

Marketing Digital Prateado 

 

Fazer marketing para os prateados requer estar onde eles estão. Cada vez mais conectadas, as marcas podem explorar as redes sociais, como Instagram e Youtube, e combinar conteúdos patrocinados com conteúdos autorais. Isso é, promover eventos informativos e participativos para os maduros, com especialistas e personalidades que eles se identificam. 


Em termos de marca, essas ações trazem bons resultados e colocam o produto ou serviço em evidência, pois proporcionam uma experiência positiva ao público-alvo em um momento exclusivo e dedicado a eles.  

Resumidamente, o marketing digital para o mercado prateado permite a aprendizagem constante e os dados obtidos em nossas campanhas são nossos maiores aliados. Alcançar este público de forma empática e personalizada, é o nosso propósito.

 



Camilla Alves - especialista em marketing digital inclusivo. É sócia da MV Marketing e atua com economia prateada 


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