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sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ministério da Saúde lança campanha para conter avanço de HIV em homens

Dados apontam que 73% dos casos de HIV ocorrem em homens. Campanha visa conscientizar e estimular o uso do preservativo para prevenção de doenças
Foto: Rodrigo Nunes / ASCOM MS


“Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval lançada nessa sexta-feira (22) pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em Salvador (BA). A ação visa conscientizar os foliões que irão pular Carnaval por todo país. A ideia é estimular o uso do preservativo, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos. Entre as novidades para esse ano, está a apresentação da nova embalagem da camisinha a distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde irá distribuir 12 milhões de camisinhas com a nova identidade visual durante os dias de Carnaval. O novo conceito é mais moderno e dialoga diretamente com o público jovem, que é o mais atingido por novas infecções nos últimos anos. A escolha do design foi feita a partir de concurso cultural entre 210 estudantes universitários, em 2017, em parceria com a Unesco Brasil.
“Os números do HIV no Brasil, que demonstram aumento entre jovens, são muito importantes para a conscientização do grande desafio que temos na saude pública, que é uma mudança no comportamento. Precisamos cada vez mais estimular o uso do preservativo, para que o Carnaval seja sempre uma memória feliz. Vamos fazer um Carnaval e um ano inteiro de consciência em relação à responsabilidade sobre o seu corpo e o da pessoa que você ama”, destacou o ministro Luiz Henrique Mandeta.
Neste ano, o embaixador da Campanha para o Carnaval é o cantor Gabriel Diniz, intérprete da música Jenifer, que promete ser o hit dos blocos no Brasil. As peças serão veiculadas na TV, internet, rádio, jornal, aeroportos, outdoor e jornal, entre os dias 22 de fevereiro e 05 de março, para a população em geral. As ações de prevenção são realizadas nos carnavais de rua em Salvador, Recife, Olinda e Rio de Janeiro.
Esse ano, o Ministério da Saúde distribuiu 130 milhões de preservativos masculinos aos estados, 22% a mais que o quantitativo enviado em 2018 (106 milhões). Além disso, foram entregues também 9,9 milhões de sachês de gel lubrificante para todos os estados. Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2.


 Os jovens têm sido foco de campanhas de prevenção nos últimos anos. O Ministério da Saúde desenvolve, em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, ações e campanhas regionais e municipais por ocasião de eventos específicos destinados à juventude, como shows e festas regionais. Pesquisas apontam que o uso do preservativo não é consistente entre os mais jovens, embora o nível de informação seja elevado em relação à forma de prevenção ao HIV.
Por isso, o Ministério da Saúde tem feito esforços crescentes para estar mais próximo deste público. A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP 2013), de 2013, aponta que 45% dos entrevistados disseram não ter recorrido ao preservativo naquele ano. A mesma pesquisa mostra que 94% dos brasileiros sabem que a camisinha é a melhor forma de evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis.

CASOS DE HIV NO PAÍS 
Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final do ano passado, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção de casos de aids em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes, em 2017. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos.
Nos últimos quatro anos, a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 óbitos/100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos/100 mil habitantes em 2017.  A redução é resultado da garantia do tratamento para todos - lançada em 2013 -, aliada à melhoria do diagnóstico, além da ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.
AÇÕES 
Em relação à prevenção, o Brasil vem diversificando as ações dentro de um conceito de prevenção combinada (uso de vários métodos), que inclui a distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, ações educativas e ampliação do acesso a novas tecnologias, como testagem rápida (incluindo fluido oral), profilaxia pós-exposição e profilaxia pré-exposição.
O Governo Federal financia o tratamento para o HIV/aids no país. Desde 2013, o país adotou o tratamento para todos, independentemente da quantidade de vírus e da situação imunológica do paciente. Desde então, até dezembro de 2018, 593 mil pessoas com HIV/aids estavam em tratamento no país. A maioria (87%) faz uso do dolutegravir, um dos melhores medicamentos do mundo, que está disponível gratuitamente no SUS. O medicamento aumenta em 42% a chance de supressão viral (que é diminuição da carga viral do HIV no sangue) entre adultos, quando comparado ao tratamento anterior, usando o efavirenz.
Como ação de prevenção da doença, o Ministério da Saúde oferta, desde 2018, a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP). A terapia está disponível em 109 serviços de 90 municípios em 22 estados e no Distrito Federal. Desde a implantação da prevenção, cerca de oito mil pessoas já fizeram uso da prevenção ao menos uma vez. Atualmente, mais de seis mil pessoas fazem uso da PreP.



Camila Bogaz
Agência Saúde

Shopping Praça da Moça recebe posto de vacinação da febre amarela


Neste sábado, 23, a cidade de Diadema estará mobilizada para a imunização contra a febre amarela e os clientes do Shopping Praça da Moça podem aproveitar o passeio para tomar a vacina.

O empreendimento terá um posto de vacinação com uma equipe especializada, técnicos de enfermagem e agentes de saúde da Prefeitura. A imunização estará aberta para o público a partir dos 9 anos de idade das 10h às 17h do sábado. É importante levar a carteirinha de vacinação e o cartão do SUS (é possível fazer na hora também) e é obrigatório apresentar o RG ou documento com foto.

“Apoiar iniciativas de saúde e bem-estar da população está sempre nos objetivos do shopping. Afinal somos o ponto de encontro de muitas famílias da cidade. Trazer para dentro do empreendimento uma campanha tão séria, em parceria com a prefeitura, fortalece nosso compromisso com a sociedade”, comenta Daniel Lima, gerente de marketing do Shopping Praça da Moça.




Vacinação contra a Febre Amarela
Sábado, 23/02, das 10h às 17h
Loja 262 - Piso Araucária (em frente a Livraria Curitiba)
Shopping Praça da Moça
Rua Manoel da Nóbrega, 712 - Centro, Diadema
Telefone: (11) 4057-8900
Estacionamento:  Carros 8 reais até 3 horas + 1 real por hora adicional ou fração / Motos 8 reais a diária


Começou a época da festa mais democrática e inclusiva do ano


Linguistas internacionais pegam carona no carnaval para dar dicas de paquera e descolar um romance internacional


Começou a época mais festiva do ano para os brasileiros. O Carnaval pode ser a melhor oportunidade para aprender a “falar outras línguas” já que essa é uma das festas que mais atrai turistas para o país: somente no ano passado, aproximadamente, 400 mil estrangeiros vieram para o Brasil aproveitar a folia. Quer época melhor para descolar aquele crush gringo?

Pensando nisso, o aplicativo de idiomas Babbel, lá de Berlim, na Alemanha, criou algumas lições especiais para ensinar a “chegar junto” na paquera gringo. De forma divertida,  é possível aprender um pouco de alemão, inglês, italiano e espanhol.

Confira abaixo algumas das dicas culturais para evitar gafes que os linguistas internacionais do aplicativo prepararam.



Brasileira & Alemão 

 
Os homens alemães podem ser bem diferentes dos brasileiros: eles geralmente não “dão em cima”. Quando estão afim, simplesmente falam: “estou interessado em você” (ich bin an dir interessiert). Ah, e não estranhe se o boy pedir permissão antes de beijá-la. Aliás, você também terá de ser paciente. Nem sempre o esperado beijo vai acontecer no primeiro bloco de carnaval – e isso não quer dizer que ele perdeu o interesse. Muita calma com os alemães.





Brasileira & Alemã 


As alemãs geralmente são diretas e sinceras – o que poupará você de quebrar a cabeça lendo entrelinhas. Contudo, como brasileira, você pode interpretar sinceridade como frieza. Nossa dica é dar outra chance para a gata alemã.


Brasileiro & Inglesa

 
Os britânicos têm um tipo de humor irônico especial. Então, se fazer a gata rir é uma das suas táticas de conquista, melhor dar uma estudada no humor inglês. As inglesas tendem a ser mais tímidas do que as americanas: dificilmente tomam a iniciativa. Prepare-se para ser um gentleman à moda antiga, mesmo no carnaval.




Brasileiro & Inglês

Quando o boy fala inglês, a língua da gente coça para dizer I will always love you e todas aquelas frases que você ensaiou mil vezes debaixo do chuveiro. Cuidado, Whitney: cair em frase feita pode ser uma fria. O que eles gostam mesmo é de cantada original e bom humor. Mostre que você é mais do que um rostinho bonito neste carnaval e que também curte um bom papo entre blocos.


Brasileira & Italiano

Homens italianos tendem a ser divertidos e comunicativos, assim como os brasileiros. Mas em duas coisas eles podem ganhar: elegância e talento na cozinha. Diferentes dos alemães e ingleses, por exemplo, os italianos são confiantes na hora da conquista e não demoram a dar o primeiro passo. Deixe que ele a impressione cozinhando o jantar na pós-folia.


Brasileiro & Italiano

 
Quer en-lou-que-cer o ragazzo italiano? Fale que vai fazer spaghetti para ele e quebre o macarrão ao meio, bem na frente dele. É barraco na certa! Para conquistá-lo de verdade, melhor deixar que ele cuide do jantar. Quer dizer, daí quem vai acabar sendo conquistado é você. Stai attento! (Esteja atento!)






Brasileira & Espanhol

Homens espanhóis podem ser bem parecidos com os brasileiros: têm humor e adoram um bom papo. Ou seja: se alguém se interessar por você, ele deve tentar fazer você rir. Agora, se seu “crush” não notar você de primeira, por que não tentar arrancar umas risadas dele? 



Brasileira & Espanhola

 
Brasileiras e espanholas têm mais em comum do que você pensa: geralmente elas não são muito pontuais, falam pelos cotovelos e são muito amorosas. Arrisque palavras afetuosas, como cariño e mi vida e não tenha medo de fazer elogios e falar sobre sentimentos.





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