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Estudioso em
neurociência e consultor indica elementos que contribuem para a manutenção de
um clima positivo no ambiente corporativo
A ciência já provou que funcionários felizes dão
lucro para qualquer empresa. Para os empresários, o difícil é equilibrar as
variáveis desta equação, aparentemente simples (funcionário feliz + empresa
feliz = lucro). Segundo o livro “O Jeito Harvard de se Feliz”, de Shawn Achor,
nós não precisamos do sucesso para sermos felizes e sim o contrário, a
felicidade potencializa nossos resultados, produtividade e ganhos financeiros.
O cientista Renner Silva, engenheiro, mestre em
Ciência da Educação e professor da PUC Minas Gerais na disciplina Ciência da
Felicidade e Bem-Estar, aponta os caminhos para que uma empresa consiga
melhorar significativamente o seu clima organizacional e, consequentemente, ter
maior produtividade e lucro. “Muitas de nossas empresas atendidas estavam se
preocupando com o treinamento de vendas, mas não sabiam que mais de 50% dos
colaboradores estavam em estado leve, moderado ou agudo de depressão”, comenta
Renner.
Segundo o estudioso em neurociências, é primordial
que os gestores saibam como criar um ambiente positivo, que estimule um astral
bom entre os colaboradores. “Nossas aflições dores e sofrimentos só existem em
nossa mente, e sentimentos como ansiedade, culpa, medo, angústia, estresse,
depressão e dependência emocional estão diretamente ligados aos nossos
pensamentos, para não dizer, tão somente ligada a eles”, explica Renner Silva.
“Sabendo disso, fica fácil entendermos porque pesquisas ao redor do mundo
mostram uma eficiência muito maior das pessoas cientificamente felizes quando
comparadas às demais.”
Mas também é importante frisar que não estamos
falando de contos de fadas e nem de satisfazer todas as vontades do
colaborador, afinal estamos falando de empresas, negócios geridos por pessoas onde
buscamos sempre o melhor caminho para o aumento de lucro e produtividade.
Segundo Marcial Francisco Losada, psicólogo, consultor e ex-diretor do Centro
de Pesquisa Avançada de Ann Arbor, Michigan, existe uma razão entre interações
positivas e negativas dentro do ambiente de trabalho. Cobranças, metas,
feedbacks são essenciais para o desempenho máximo da equipe, mas também as
interações positivas que promovam o bem-estar, melhora no clima organizacional
e assim engajamento e pertencimento dos membros da equipe.
Confira algumas dicas para manter a felicidade – e
a produtividade – dos colaboradores em tempos normais (ou mesmo em tempos de
pandemia), elencados pelo especialista e mais usadas em suas consultorias de
gestão de Felicidade Corporativa e que mias trouxeram resultados nas empresas:
1) Gere significados de cargo
Diferente de descrição de cargo, o significado de
cargo é uma das medidas que trazem mais engajamento dos colaboradores com seus
ofícios por um dos pilares de nossa felicidade, o “propósito” de vida. Segundo
uma pesquisa realizada em um hospital pela Universidade de Harvard, em quadros
gerais, a equipe de limpeza era muito mais engajada com seu trabalho do que os
médicos. Questionados quanto ao que faziam, os funcionários disseram que não apenas
limpavam, mas que também salvavam vidas, impedindo que doenças alcançassem os
pacientes ao deixarem tudo limpo e esterilizado. Já alguns médicos, por outro
lado, relataram apenas que atendiam pacientes e realizavam cirurgias. Então, um
treinamento e um programa de significado de cargo, definido e escrito pelos
próprios colaboradores, aumenta significativamente seus indicadores usando como
ferramenta o pilar propósito.
2) Promova o Dia da Gratidão
Você já deve ter ouvido falar que gratidão faz
milagre. E esta é uma verdade. Para que você entenda rapidamente, a gratidão é
uma emoção positiva muito poderosa. Nossa felicidade está diretamente ligada a
algum tipo de emoção positiva e, como nossa mente não processa dois tipos de
emoções – positivas e negativas – ao mesmo tempo, a gratidão espanta outras
emoções negativas, como as que geram reclamações, queixas, fofocas, discórdia,
raiva, brigas e desentendimentos. Desta forma, a gratidão melhora em muito o
clima organizacional.
Infelizmente, nossa mente, naturalmente, tende a
ser ingrata. Damos mais valor a mil reais que perdemos do que a mil reais que
ganhamos. Mas, felizmente, sabemos disso. Então, temos a responsabilidade de
trazer à memória dos nossos colaboradores momentos bons ou ruins que
aconteceram na semana e para os quais somos gratos de alguma forma. Promover um
dia por mês para que os colaboradores se mostrem gratos por algo tende a
melhorar o clima da empresa.
3) Escolha a melhor foto de passeio com família
Hoje em dia, somos tão cobrados e, por isso,
trabalhamos tanto que às vezes esquecemos da importância de nossa presença em
nossas famílias, dos momentos de lazer etc. Ao fortalecer o pilar
“relacionamentos de qualidade”, este é um programa que tem tudo para ser um
sucesso entre os colaboradores. Consiste em promover uma premiação, em
dinheiro ou não, em um concurso votado pelos próprios colegas, estimulando os
colaboradores a investirem algum tempo com a sua família – e valorizarem isso
na forma de fotos. Para gerar maior engajamento, pode haver mais de um prêmio
ou categoria, como a foto mais bonita, a mais criativa, a mais engraçada.
4) Alinhe metas
Todos sabemos que empresas têm metas e elas só são
alcançadas se as metas dos colaboradores forem atingidas. Porém, existe um
equívoco em acharmos que a meta do colaborador é apenas a meta que a empresa
lhe propõe. Esse é um dos maiores motivos de desengajamento, queda de
produtividade e um conturbado clima organizacional. A solução é simples: o
líder de cada grupo precisa estar mais próximo e ter um tempo individual com
cada liderado. Nesse tempo, eles irão colocar no papel as metas da empresa,
onde a empresa pretende chegar e as metas pessoais do colaborador, que pode ser
a compra de uma casa, um carro, uma moto, a faculdade do filho, uma viagem etc.
Basta que o colaborador perceba que a empresa, por meio do seu líder, está
preocupada com a sua meta pessoal, mentorando-o para um maior desempenho, para
que o cenário mude. Assim, genuinamente, a empresa não cobrará a produtividade
pelas metas impostas pela empresa, mas, sim, fazendo um paralelo com o sonhado
moto, carro ou viagem do funcionário.
5) Ofereça um programa de meditação e mindfulness
Assim como programas de ginástica laboral são muito
úteis, atividades voltadas à saúde mental são essenciais, uma vez que os
distúrbios como a ansiedade são mais incidentes do que os físicos. Poucas
coisas têm o poder de tirar seu colaborador do eixo como a ansiedade – enquanto
ele está com um pensamento no futuro, com preocupação excessiva, não está
produzindo. A produção só acontece quando a mente está no mesmo estado presente
que o corpo – nosso corpo físico só vive no presente, mas nossa mente não. Um
aplicativo desenvolvido para uma pesquisa em Harvard mostrou que os alunos
passavam 47% do tempo com a mente vagando. Programas como meditação e
mindfulness (atenção plena) estão entre os melhores exercícios para o combate
da mente vagando.
6) Crie uma faculdade corporativa
Ao contrário do que já foi no passado, hoje é muito
fácil abrir um curso com a chancela de uma faculdade, até mesmo dentro do
espaço físico da empresa. Além de aumentar o nível da entrega dos
colaboradores, oferecer a oportunidade de cursar uma graduação aumenta a
autoestima, por meio do pilar “realização”, e o engajamento com o trabalho. É
uma solução que visa à qualificação técnica do profissional, mas que também vem
acompanhada de comodidade, satisfação pessoal e profissional, em um pacote que
muitas vezes o colaborador não teria condições de obter sem a ajuda da empresa.
7) Disponibilize um fone 24 horas
Mais de 1 milhão de pessoas tiram a própria vida
todos os anos, e isso não acontece de uma hora para outra. É resultado de
conflitos mentais, dores e problemas que não foram resolvidos e que se
acumularam ao longo do tempo. Acredite, dentro da sua empresa existem suicidas
em potencial.
Todos temos vários tipos de problemas. Alguns de
nós explodimos e colocamos para fora, outros não. Uns têm com quem conversar e
desabafar, outros não. Independentemente de idade, sexo, cor ou condição
financeira, todos estamos sujeitos a uma série de distúrbios.
Um dos investimentos mais baratos que uma empresa
pode fazer, cumprindo seu papel social perante a sociedade, é ter um número de
telefone, de preferência 24 horas, com profissionais competentes, psicólogos
etc., para que possam ouvir de forma segura e sigilosa seus colaboradores. Esse
programa pode se estender para atendimentos terapêuticos semanais, e os
resultados tendem a ser os melhores possíveis.