Especialista lista quatro práticas fundamentais para ampliar o network e melhorar a comunicação para o desenvolvimento pessoal e profissional
Competência
essencial para sobreviver ao "novo normal", a capacidade de se
comunicar pela internet e manter relacionamentos duradouros têm sido um desafio
para muitos neste período de distanciamento físico. Enviar um e-mail, uma
mensagem ou interagir em uma publicação nas redes sociais de um colega pode
ajudar a manter o contato social e diminuir sofrimentos como ansiedade,
angústia, medo e insegurança. A questão é: por que confiar na tecnologia e
utilizá-la para compensar a falta de "olho no olho"?
Segundo pesquisas, um dos principais motivos de arrependimento dos pacientes no
leito de morte é não ter expressado os sentimentos, sejam eles bons ou ruins.
De acordo com a psicoterapeuta, coach, fundadora da Multitalento, palestrante e
escritora Adriana Jesus, isso ocorre porque vivemos em um mundo desumanizado,
onde não há espaço para expressar as emoções sem correr o risco de se sentir
humilhado, ridículo, inseguro ou arrependido por ter aberto a boca.
No entanto, transformar essa situação, principalmente em tempos de isolamento
social, é um diferencial para se destacar no mercado e não sofrer os efeitos
das relações digitais. A especialista explica que a capacidade de sentir e
perceber não só a nós, mas também aos outros, deve estar totalmente associada
às questões práticas, objetivas e racionais, ligadas a estrutura, recursos e
processos profissionais.
Adriana alerta para o cuidado de não cair na tentação de mentir para si mesmo e
encontrar desculpas para não agir de maneira humanizada, culpando a tecnologia
por agir com frieza e indiferença. "Existem canais de apoio psicológico
para salvar vidas do suicídio através de atendimento telefônico. Notem,
portanto, que para humanizar os contatos em tempos de home office não
precisamos reinventar nada. Basta seguir as melhores práticas de cuidado
humano: aprender a demonstrar bem querer, respeito com as pessoas, capacidade
de ouvir e empatia", ressalta.
Confira o passo a passo para humanizar os contatos em tempo de reclusão:
1 - Ao invés de julgar o outro, diga como se sente diante das atitudes
inadequadas dele. Substitua o "você é teimosa" por "eu me
sinto ignorado quando você não ouve a minha opinião". No lugar de
"você é irresponsável", fale "eu fico preocupado com os seus
sucessivos atrasos nas entregas das atividades". Troque o "você é
agressivo" por "eu me sinto desconfortável quando você aumenta o tom
de voz para falar comigo".
2 - Cuide do jeito como você se comunica, pois pode acabar matando sua
"galinha dos ovos de ouro". Não use tonalidade acusatória, queixosa,
manipuladora ou chantagista, como "você não tem jeito", "por sua
causa", "não acredito que você está fazendo isso comigo",
"a culpa é toda sua".
3 - Diga sempre a verdade baseada em fatos evidentes e com respeito.
"Você tem feito piada fora de hora e está se tornando muito desagradável.
Por favor, pare com isso. Estou me sentido desrespeitada".
4 - Revele os seus sentimentos. Essa atitude humanizada aumenta
consideravelmente as chances de solucionar um problema e evitar conflitos, pois
ajuda o outro a criar empatia por você. Essa ação mostrará a real dimensão das
consequências das atitudes dele, o que pode contribuir para uma reflexão
produtiva e evitar a recorrência da conduta que gerou o problema.
"O contato humanizado é extremamente importante, tanto no âmbito pessoal,
quanto no profissional. Então, a minha sugestão é que as pessoas adotem essa
boa prática e, com ela, iniciem a construção de relacionamentos muito mais
saudáveis e produtivos", finaliza a especialista.
Adriana Jesus - Escritora, palestrante, coach e
psicoterapeuta, Adriana Jesus oferece orientações customizadas com metodologias
exclusivas para transformar pessoas em líderes de alto desempenho. Reconhecida
por entregar valor e solução aos profissionais dos mais variados segmentos,
motiva gestores a se apropriarem de autoconhecimento e inteligência emocional. É
autora no Brasil sobre Humanização desde 2013. Em 2017, lançou o livro-coach
"Impressione sendo quem você é", que instiga o leitor a fazer novas
escolhas a favor da sua identidade e dos seus sonhos. Indicada para todos
aqueles que buscam superar os próprios limites, celebrar conquistas e viver em
equilíbrio, a obra terá sua segunda edição lançada em 2020.
Av. Barão de Itapura, 2310, sala 43 - Campinas/SP
Telefone: (19) 3201-8799
Instagram: @adrianajesusoficial
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