Pesquisar no Blog

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Rio ganha centro cultural com exibição de três exposições inéditas neste sábado (27)



Mostras de Cansado da Internet, Tec Fase e Coolhunter Favela trazem visões originais sobre um tema comum: a cultura das ruas do Rio de Janeiro

 

Novo centro cultural no Santo Cristo, ARUA está em soft opening com três exposições inéditas em exibição. Na galeria principal, Raphael Brunet, conhecido pelo pseudônimo Cansado da Internet, traz a sua primeira individual, “Continuo na Luta”, com obras que o tornaram famoso nas ruas e nos feeds das redes sociais, como a sua marca registrada “Tu tá no RJ não é Disney”. Já o primeiro andar do espaço abriga as mostras “Onoff Rio”, de Tec Fase, artista argentino radicado em São Paulo, e “Coolhunter Favela, A Rua do Futuro”, de Rafaela Pinah. A visitação é gratuita e acontece neste sábado (27), das 14h às 22h, mediante a retirada de ingressos na plataforma Shotgun.

 

POR DENTRO DAS EXPOSIÇÕES

Na individual “Continuo na Luta”, Cansado exibe 22 obras com telas, instalações, fotografias, esculturas e “Site Specific”. Segundo ele, as ideias para seus trabalhos surgem de forma orgânica, na correria do dia a dia. “Na maioria das vezes, preciso escrever tudo no bloco de notas para poder lembrar depois. Não planejo muito, então 90% das artes surgem na emoção do momento”, afirma o artista, que criou a sua marca registrada a partir de uma situação corriqueira do cotidiano dos cariocas. “Acordei com uma operação e, saindo de casa com a minha filha, vimos dois blindados da polícia na porta de casa. Pensando em sair dessa realidade violenta, criei a frase ‘Tu tá no RJ não é Disney’ com a imagem do Mickey segurando um fuzil.” 

Também tendo o subúrbio e a periferia como ponto de partida, o escritório de tendências Coolhunter Favela, da criativa e multifacetada Rafaela Pinah — responsável pelo Street Casting da provocativa capa do artista Oruam na revista britânica “Dazed” —, traz para o ARUA a intervenção "Coolhunter Favela, A Rua do Futuro". "Essa mostra chega para comemorar os quase 10 anos do escritório, trazendo trabalhos que desenvolvemos ao longo dessa trajetória, como imagens de cortes feitos na nossa barbearia Quarta de Cria, projeto que desenvolvo há 2 anos no Complexo Jardim Novo, em Realengo", conta Rafaela, acrescentando que a barbearia atende gratuitamente até 200 crianças por semana.  

Outro artista com obras inéditas exibidas no ARUA é Tec Fase, da galeria Choque Cultural. A exposição "Onoff Rio" é sua primeira individual na capital carioca. Através de cinco TVs TCL e tablets pintados à mão, Tec apresenta sua pesquisa multimídia, na qual pintura, vídeo, arte urbana e colagens digitais se entrelaçam para formar obras híbridas e imersivas. "Tenho uma longa relação com o Rio e com o samba", explica o artista. "Conheço os dois lados da cidade, tanto a turística, quanto às regiões que não estão nos cartões postais. E foi justamente nesses bairros onde captei as imagens com drones para fazer as colagens que serão apresentadas no ARUA." 

 

SERVIÇO 

Endereço: Rua Pedro Alves, nº 43 - Santo Cristo, Rio de Janeiro 

Data e horário: 27 de setembro, das 14h às 22h

Entrada gratuita com retirada de ingressos no link: https://shotgun.live/pt-br/events/arua-27-09

“Mais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados