Toda pessoa neste planeta já deve ter tido o sonho de ter um carro esportivo Ferrari. Detalhes como design, motorização, tradição, valor, são algumas das diversas razões para pensar nesse veículo. O que poucos sabem, porém, é que algumas Ferraris já foram entregues como brinde corporativo por companhias e empresas de tecnologia, finanças e setores de muita lucratividade como estaleiros de iate, para executivos de alto escalão, ou mesmo profissionais de negócios com recordes de vendas como um bônus ou prêmio.
Algumas marcas, entre elas, redes de cassinos e
grandes varejistas, já sortearam Ferraris como parte de campanhas para atrair clientes
VIPs. As empresas Tupperware e a Mary Kay, também, premiam consultores de alto
desempenho com carros de luxo. A indústria de cosméticos Mary Kay, por sinal,
ficou mais conhecida nos Estados Unidos por presentear seus colaboradores com
Cadillacs cor-de-rosa.
Brindes corporativos de alto valor agregado, ou premium,
como são chamados, também são concedidos para profissionais em campanhas de
marketing de incentivo, eventos especiais ou programas de fidelidade. Esse tipo
de estratégia basicamente tem como objetivos gerar impacto, reconhecer talento,
estimular negócios e principalmente fortalecer a imagem da marca. No entanto,
exige um planejamento muito cuidadoso e naturalmente um grande investimento.
Assim sendo, não é algo comum de se ver em qualquer país.
Além de carros, na linha do mercado de luxo,
brindes como relógios premium, bolsas de grife são ofertados para clientes VIPs
ou executivos de alta performance. No setor de tecnologia a procura de gadgets
também é forte especialmente em itens como fones de ouvido sem fio,
carregadores portáteis e dispositivos smart.
Mas itens populares continuam sendo massivos por
causa do preço, sua utilidade, benefício e proximidade com o usuário. Qualquer
pessoa precisa de uma caneta, uma caderneta, caneca, garrafa, chaveiro, agenda,
sacola e outras centenas de alternativas que estão à disposição dos
interessados. Seja qualquer que for o mimo, prenda, regalo, gift
ou premium,
ou seja, um brinde promocional sempre vai gerar com seu oferecimento alguma
satisfação no recebedor.
O que tem sido claro neste momento é que as
ativações live marketing com os produtos corporativos continuam sendo
uma estratégia eficaz no mercado internacional e está em evolução constante. De
acordo com informações da Associação Internacional de Produtos Promocionais
(PPAI, na sigla em Inglês) no ano passado o mercado global de brindes
corporativos teve um crescimento significativo. A entidade previu uma receita
de cerca de US$ 21,6 bilhões para aquele período.
No Brasil a tendência é a mesma que o mercado
internacional. Uma prova disso está na pesquisa, ‘Setor Brindeiro no Brasil
2024’, realizada pela empresa LTP, que estimou que em 2024, o setor
movimentou aproximadamente R$ 3,1 bilhões, correspondendo a cerca de 2,5% do
mercado mundial. No momento, no campo dos brindes ou produtos promocionais a
estimativa é que haja mais de 15 mil itens disponíveis no Brasil e sempre está
em crescimento.
Para fortalecer e estreitar as relações entre
clientes e colaboradores, além de engajar mais seu público-alvo, os
fabricantes, distribuidores e representantes brasileiros de produtos
promocionais têm investido bastante em brindes personalizados, sustentáveis e
tecnológicos. Há uma forte demanda também por brindes ecológicos, como itens
recicláveis, reutilizáveis e feitos de materiais comprometidos com o meio
ambiente e socialmente conscientes.
Inclusive já há estudos sobre esse interesse no
setor. No artigo acadêmico para a revista Redes, do publicitário e pesquisador,
Ricardo Steiner, intitulado ‘Desenvolvimento de brinde a partir do reuso de
materiais uma perspectiva sustentável’, relata a experiência do desenvolvimento
de um tipo de brinde com baixo impacto ambiental a partir do reuso de material
reciclável.
Uma indústria fabricante de produtos plásticos
organizou um workshop de cocriação com os funcionários para geração de
alternativas de artigos feitos com resíduo sólido industrial. Foi um sucesso de
público. Algumas peças-pilotos fabricadas inclusive acabaram sendo depois
utilizadas numa premiação dos próprios colaboradores.
Por intermédio de seu estudo, o pesquisador espera
que ajude a desenvolver reflexões sobre a sustentabilidade neste tipo de
produto promocional e também tem a ambição que a pesquisa consiga desenvolver e
ampliar a visão das empresas e das universidades nas possibilidades de
transformação e reinvenção de materiais encarados apenas como resíduo. O mundo
dos produtos promocionais nos brindam com novas perspectivas todos os dias.
Um dos maiores especialistas no setor da promoção
de vendas ou de marketing promocional, o publicitário, João De Simoni, no seu
livro ‘Gifting – Como oferecer brindes, encantar clientes e fazer bons
negócios’ – no capítulo ‘Brindeting: O brinde e seu marketing’
ressalta que aquele objeto antes de tudo é um veículo de comunicação, porque
contém estampada a marca ou mensagem de quem está oferecendo o mimo. O objetivo
pode ser simpatia ou boa vontade, mas também pode estimular favoravelmente
aquele que o recebe para as ideias, produtos ou serviços do doador. Também
possui a capacidade de persuadir e facilitar o convencimento de públicos de
interesse.
Para ele, o gift serve para ‘quebrar’, ‘refrescar’
ou eliminar resistência. Após recebê-lo, o receptor fica mais moldável e
predisposto a aceitar sem resistência, desde que sejam propostas honestas. O
brinde, para aquele especialista em comunicação permite adoçar relacionamentos,
quando é adequado.
De Simoni conclui que o produto promocional é
sobretudo uma arma poderosa de defesa e ataque, e cada um o usa no marketing a
seu modo. Ele compara simplificadamente a atitude de oferecer um brinde a uma
pessoa da mesma forma que se dá mel para ursos, tabletes de açúcar para
cavalos, e até os peixinhos para os golfinhos comerem. No entender do
publicitário todos animais querem ganhar alguma coisa, inclusive os racionais.
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