Pesquisar no Blog

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Mulheres na menopausa têm maior risco de perda auditiva

 Especialista explica a relação entre as mudanças hormonais e a perda auditiva
 

A menopausa é uma fase natural da vida da mulher, marcada por diversas mudanças hormonais, que podem impactar a saúde de diferentes formas. Além dos sintomas mais conhecidos, como ondas de calor, insônia e alterações de humor, muitas mulheres desconhecem que essa fase também pode afetar a audição. 

De acordo com a fonoaudióloga e especialista em reabilitação auditiva, Dra. Vanessa Gardini, da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos, de Sorocaba (SP), a redução dos níveis de estrogênio pode comprometer o funcionamento do sistema auditivo, aumentando o risco de perda auditiva e do surgimento de sintomas, como o zumbido nos ouvidos. 

“Esse hormônio natural contribui para a circulação sanguínea adequada no ouvido interno, ajudando a manter as células auditivas saudáveis. Com a queda de seus níveis na menopausa, a audição pode ser afetada”, explica Dra. Vanessa.
 

Causas

Alguns dos principais fatores que podem influenciar a perda auditiva na fase da menopausa incluem:

 

- Redução dos níveis hormonais: a queda do estrogênio pode impactar a função das células ciliadas do ouvido interno, que são responsáveis pela captação dos sons. Esse enfraquecimento pode levar à perda auditiva progressiva.
 

- Problemas vasculares: a circulação sanguínea é essencial para manter o funcionamento adequado do sistema auditivo. Com as alterações nos vasos sanguíneos causadas pela menopausa, pode haver um déficit no fornecimento de oxigênio e nutrientes ao ouvido interno, podendo comprometer a audição.
 

- Aumento do zumbido (tinnitus): esse sintoma pode estar relacionado tanto às mudanças hormonais, quanto ao estresse e à ansiedade, que também são comuns nesse período, segundo a fonoaudióloga especialista.

 

Dra. Vanessa Gardini ressalta que a perda auditiva associada à menopausa pode ser gradual, tornando essencial a realização de exames auditivos regulares. “Muitas mulheres não relacionam a dificuldade para ouvir com as mudanças hormonais, às vezes, nem percebem e acabam adiando a busca por ajuda especializada. No entanto, o diagnóstico precoce permite com que haja mais opções de tratamento e melhora na qualidade de vida”, afirma. 

Para ter mais informações sobre prevenção e tratamento da perda auditiva e receber instruções de profissionais da área, acesse o site da Pró-Ouvir Aparelhos Auditivos (proouvir.com.br), siga as redes sociais (@proouvir) ou entre em contato pelo WhatsApp: (15) 3231-6776.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados