Segundo um levantamento do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, em conjunto com a Assessoria VIP, R$ 66 mil é o ticket médio por cerimônia neste ano
Organizar um casamento envolve inúmeras etapas emocionantes e desafiadoras, a exemplo da gestão de gastos. Estima-se a contratação de, aproximadamente, 15 fornecedores por cerimônia, sendo buffet, decoração, som, iluminação, foto e filmagem, atração etc, dificultando assim o planejamento diante do mar de despesas.
Segundo um levantamento do Casar.com, maior
plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, em conjunto com a Assessoria VIP,
os casais irão gastar, em média, R$ 66 mil por cerimônia neste ano. Isto exige
planejamento e controle de gastos desde o início para que não extrapole o
orçamento, evitando assim custos extras e surpresas que podem comprometer as
finanças do casal.
Pensando nisso, Marcelo D’Alfonso, CEO do Casar.com, listou abaixo
como se organizar financeiramente para o casamento. Confira:
Defina o orçamento:
Estabelecer um orçamento e, sobretudo, realista, é o primeiro
passo. Lembre-se que o gasto total depende de inúmeros fatores, como número de
convidados, espaço da cerimônia, fornecedores e as escolhas pessoais do casal.
“Converse abertamente com seu parceiro(a) sobre o quanto cada um
está disposto a investir e se haverá contribuições de familiares ou amigos, por
exemplo”, explica Marcelo.
Organize as despesas por categorias:
A cerimônia conta com uma série de despesas que podem ser divididas em categorias, como local, buffet, vestido da noiva e traje do noivo, convites, lembrancinhas, atrações, entre outras. Neste sentido, estabeleçam quanto será alocado do orçamento para cada uma delas. Isto trará visibilidade de onde investir mais, o que cortar e, principalmente, como priorizar os itens indispensáveis para o casal.
Monitore os custos:
Acompanhe os gastos com frequência para que não saia nada do
controle. É essencial registrar todas as despesas e os pagamentos já realizados
aos fornecedores. Se possível, também compare com o valor que inicialmente foi
planejado.
“Existem algumas ferramentas que auxiliam este processo, como a planilha
financeira para casamentos desenvolvida pelo
Casar.com. Nela, é possível registrar todos os pagamentos, controlar entradas e
saídas de dinheiro, além de visualizar, de forma clara, em que ponto está o
orçamento do casamento. O documento é personalizável, permitindo assim a
inserção de novos fornecedores, datas de vencimento e controle das parcelas, e
pode ser baixado gratuitamente pelos casais”, destaca D’Alfonso.
Defina prioridades e, se necessário, recalcule a
rota:
Alguns itens podem ser mais caros do que o esperado, o que exige
flexibilidade e prioridade. Contratar uma assessoria, também conhecida como
cerimonialista ou organizadores de eventos em algumas regiões, é fundamental
para esta etapa, visto que este profissional possui uma visão 360 do evento e
poderá aconselhar qual a melhor escolha, além de evitar gastos inusitados.
Inclusive, o Casar.com, em parceria com a Assessoria VIP, conta com a Vitrine de Assessorias, uma ferramenta que busca profissionais por região, preço e especialidade, por exemplo. O guia reúne assessorias e cerimoniais de casamento, a fim de conectá-los aos casais mediante o perfil e estilo de evento que cada um idealiza.
“Cada casal possui seus próprios sonhos e prioridades, por isso definir o que realmente é imprescindível e onde é possível fazer ajustes para manter os gastos dentro do esperado é primordial. O planejamento financeiro torna a experiência ainda mais leve e emocionante”, pontua o CEO.
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