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quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Regulamentação das apostas: 80% dos apostadores consideram essencial utilizar a biometria facial para acessar as plataformas, indica Serasa Experian

68% dos respondentes já usaram a tecnologia que aumenta a segurança em outras ocasiões; 

          49% dos participantes já ouviram falar da nova regulamentação que pode obrigar sites ou apps de apostas esportivas a utilizarem métodos de validação de usuários, como a biometria facial. 

 

A biometria facial é uma tecnologia de autenticação de usuários em ambientes online para mitigar fraudes e é uma das exigências da “Lei das Apostas” (Lei Federal 14.790/23), resolução que estabelece regras para as bets atuarem no país. Cerca de 80% dos brasileiros usuários dessas plataformas consideram essencial utilizar a ferramenta no setor e 73% usariam sem problemas caso seja obrigatório, principalmente para resgatar valores (36%), logar (33%), realizar alterações na conta (30%), entre outros motivos. Os dados são de uma pesquisa da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Veja mais dados nos gráficos a seguir:

 


O estudo também revelou que 68% dos respondentes já utilizaram a biometria facial em outras situações, indicando que existe familiaridade com a tecnologia. A regulamentação é conhecida por 49% dos pesquisados e, desde o início das comunicações sobre as obrigatoriedades das casas de aposta, para 65% deles, a percepção de segurança no segmento aumentou.

 

“Quanto mais camadas de autenticação e prevenção à fraude forem usadas para proteger os apostadores e ajudar as empresas do setor a identificarem e banirem golpistas, melhor será o ambiente de apostas no Brasil. A nova regulamentação das bets já está exigindo que camadas de segurança façam parte da jornada do usuário para autenticá-los. Do nosso lado, ajudamos as empresas com a avaliação das camadas de autenticação, combinando nosso sistema big data com inteligência analítica para tirar o máximo proveito das soluções e, assim, potencializá-las ainda mais contra fraudes”, explica Rocha. 


Embora a maioria dos participantes da pesquisa reconheça a relevância da biometria facial para o setor das bets, o estudo também explorou as razões daqueles que rejeitam a funcionalidade. Entre as críticas, "dificultar o acesso aos aplicativos" (27%) e "possibilitar o surgimento de plataformas fraudulentas que não utilizam biometria" (27%) foram as principais. Por outro lado, os que aprovam a tecnologia destacaram que “vai ficar mais seguro para apostar” (36%) e “vão ter menos fraudes neste mercado” (30%). Veja o detalhamento dos motivos para gostar ou não do recurso no gráfico a seguir:


O levantamento é um recorte do estudo da percepção dos apostadores sobre segurança nas casas de aposta, conduzido com mais de 2 mil participantes em agosto de 2024. O material completo com todos os dados acessado gratuitamente no site da Serasa Experian.

 

Valida Bets: aposta da Serasa Experian para plataformas mais seguras

 

Para acompanhar os esforços do Governo brasileiro que, desde dezembro do ano passado, toma medidas para regulamentar a atuação das “bets” no país, a Serasa Experian – que apoia toda e qualquer iniciativa que vise aumentar a segurança e a integridade nas transações entre empresas e consumidores – lançou o “Valida Bets”, iniciativa estratégica que fornece tecnologias antifraude para auxiliar as empresas do setor de apostas a se adequarem às novas normas ao mesmo tempo em que contribui para a segurança dos apostadores. Desta forma, a datatech assume nesse contexto um papel estratégico como aliada nos processos de prevenção a fraudes e proteção da identidade dos brasileiros, garantindo apoio em todas as etapas da jornada, que é composta por fases como o cadastro do apostador, sua autenticação, o momento da aposta e o resgate de bonificações.


 

Metodologia  

A pesquisa quantitativa “Apostas Esportivas”, feita pela Serasa Experian foi realizada com 2.008 entrevistados, sendo que todos fizeram apostas esportivas em sites ou aplicativos nos últimos 12 meses. Com margem de erro de 2,2% e intervalo de confiança de 95%, a pesquisa foi aplicada via painel online entre os dias 09 e 22 de agosto de 2024. A amostra foi equilibrada entre os gêneros feminino e masculino, com idades de 18 a 27 anos (15%), 28 a 43 anos (49%), 44 a 59 anos (29%) e 60+ (7%).  

 

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger


Consumidores: 


·      Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;


·      Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;


·      Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;

·      Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;


·      Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;


·      Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;


·      Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;


·      Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de fraude.


Empresas:  

Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa..


·      Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;


·      Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;


·      Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.

·      Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.

 

Experian
experianplc.com


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