Abrir uma empresa no Brasil, hoje, não é tão complexo, principalmente, diante de tantas oportunidades que o universo online oferece. Mas, fazê-la crescer e prosperar já se torna algo desafiador para muitos. O mercado varejista dispõe de muitas oportunidades para êxito no ambiente digital, desde que haja um planejamento eficaz em sua gestão perante a escalabilidade de seus produtos. Caso contrário, nem mesmo este amplo universo que o digital oferece conseguirá sustentar uma boa ideia de negócios.
Ter uma marca de sucesso e referência no segmento
requer muitos cuidados e estratégias inteligentes que impulsionem sua
competitividade. Afinal, mesmo que, em nosso país, dados do Mapa das Empresas
mostrem uma enorme facilidade em abrir um negócio – demandando um tempo médio
de um dia e cinco horas – a taxa de mortalidade corporativa também é alta.
Dados do IBGE apontam que 48% dos negócios encerram suas atividades dentro de
três anos, ocasionado, principalmente, pela falta de uma gestão eficiente.
Muito além de questões burocráticas, uma gestão
eficiente é refletida através de uma série de práticas voltadas à estrutura
organizacional como um todo. Algo que, diante da alta competitividade do varejo
online, se torna ainda mais importante para se destacar.
Pensando nisso, confira cinco estratégias capazes
de auxiliar os varejistas a escalarem seus produtos no ambiente online com
sucesso:
#1 Construção da marca: o tempo é um aliado fundamental na construção de uma marca consolidada
em seu segmento. Até porque, é através de um processo contínuo de exposição,
interação com o público e ações inteligentes que uma empresa ganha relevância e
reconhecimento – algo que exige paciência e constância. A pressa por resultados
imediatos será a inimiga número um dos empreendedores, os quais precisam
respeitar este tempo para que os consumidores associem o nome da marca aos seus
valores, produtos e experiências.
#2 Distribuição dos produtos: as facilidades do online fazem com que muitos negócios tenham um “boom”
imediato de crescimento. Porém, a falta de estruturação na distribuição de seus
produtos impede que este impulso se mantenha a longo prazo, criando um gargalo
nas operações. É preciso se atentar à logística de seus produtos para que
consiga atingir essa escalabilidade, se não, além de gerar experiências
negativas, a má reputação pode afundar o negócio antes mesmo que tenha chance
de reverter tais danos.
#3 Comunidade e
influenciadores: uma vez que a marca crie seu
propósito e comunicação, naturalmente, será criado um senso de comunidade
englobando seu público-alvo. Esse grupo natural de pessoas que se identifiquem
ao negócio englobará os famosos influenciadores do ramo – os quais precisam ser
conquistados e tidos como aliados à prosperidade corporativa. Afinal, eles
serão autoridades no segmento, tendo nome, conhecimento e experiência na área,
podendo impulsionar a escalabilidade de seus produtos no meio online para seus
fiéis seguidores.
#4 Offline: muitos varejistas ainda preferem lojas físicas para conduzir seus
negócios. Por mais que o presencial tenha seus benefícios, não há como fugir
totalmente do avanço da digitalização do mercado. Mesmo aqueles que obtêm
resultados significativos em seus estabelecimentos, é importante conciliá-los
com, pelo menos, uma rede social ou plataforma online, dando mais uma opção
para que seus consumidores conheçam seus produtos e possam, até mesmo, conduzir
parte de sua jornada por lá. Essa união, certamente, irá otimizar o processo de
vendas do varejo físico.
#5 Marketing: ainda é muito comum observar marcas crescendo, faturando e não
investindo em estratégias de marketing que suportem esse movimento,
associando-as a um custo à parte e não como algo valioso para sua perpetuidade.
O marketing pode ser um motor para a escalabilidade de produtos no online, os
posicionando de forma competitiva a fim de estimular sua compra e retenção de
clientes. Mas, aquelas que aplicarem esse investimento também precisarão dedicar
tempo e esforços nisso, para que atinja sua proposta.
Vender no varejo online é desafiador. Basta um
clique para encontrar outros negócios que ofertam os mesmos produtos e serviços
que os seus. Então, como se destacar diante de tanta concorrência? A resposta
também é complexa, uma vez que não existe um único manual aplicável para toda
empresa, mas sim um guia de boas práticas que devem ser analisadas e investidas
conforme as condições e objetivos de cada um.
O ambiente digital oferece inúmeras oportunidades
para escalar produtos e tornar uma marca referência em seu setor. De acordo com
o Relatório Digital 2024, os brasileiros passam, em média, 9 horas e 13 minutos
conectados à internet por dia. No entanto, não basta apenas criar um site ou
uma rede social para direcionar seus consumidores.
Com as estratégias acima, as chances de conquistar tais resultados certamente será maior, desde que os empreendedores dediquem tempo, esforços e recursos para colocá-las em prática, oferecendo um atendimento próximo e disponível a seus clientes.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE
https://iobee.com.br/
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