O título acima pode até parecer um absurdo para
muita gente. Mas não é. E a conta é bem simples: enquanto para vender mais, uma
empresa se depara com fatores externos incontroláveis (economia, comportamento
do consumidor, concorrência, entre outros), para ser eficiente uma companhia
depende apenas de si.
Vamos à uma conta simples e rápida. Imagine, que
sua empresa venda R$ 1 milhão, mas tem impostos de R$ 170 mil (17% em média),
paga R$ 300 mil pela mercadoria (fornecedores), tem suas despesas comerciais
(para fazer a venda) de R$ 200 mil e ainda contabiliza outros 250 mil de
despesas administrativas (escritório). Sobrou quanto? R$ 80 mil, mas, ainda há
R$ 50 mil de perdas de estoque.
Bom, agora sobraram R$ 30 mil, uma lucratividade de
3% (a média dos negócios atuais). E veja que interessante: as perdas representaram
5% do faturamento, um percentual maior do que a lucratividade da empresa. Ser
mais eficiente é um trabalho diário e cultural para melhorar a empresa como um
todo e gerar ganhos diretos e indiretos no negócio. Para fazer o básico
bem-feito, mas também ser inovador para melhorar processos existentes.
Os varejistas devem estar atentos à importância de
uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas. Ao focar na redução
de perdas e na otimização dos processos, é possível aumentar a lucratividade sem
a necessidade de maiores investimentos em marketing ou vendas.
Ser mais eficiente é uma gestão de pessoas que tem
acesso a conteúdo e treinamentos, que se desenvolvem e se envolvem com a
proposta de valor da empresa. É muito mais fácil ser mais eficiente do que
vender mais. E olha, quando se é mais eficiente, a venda aumenta! O retorno é
exponencial!
O que você tem feito para sua empresa ser mais
eficiente?
Anderson Ozawa - CEO da AOzawa Consultoria, especialista em governança Operacional e Corporativa, palestrante, consultor, professor da FIA Business School e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”
AOZAWA CONSULTORIA
www.aozawaconsultoria.com.br
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