Casais da Geração Z não hesitam em
romper com os padrões estabelecidos para ter uma festa mais personalizada, com
looks autênticos e estéticas criativas que surpreendem os convidadosFreepik
Algo antigo, algo novo, algo
emprestado e algo azul. O mantra que regeu a mente das noivas por décadas já
não dita mais o planejamento dos casamentos. Fugindo às regras, essas
celebrações agora têm outras prioridades.
Convites digitais, cardápios
com opções vegetarianas, orgânicas e sem glúten, wedding weekend, roupas
autênticas e detalhes que façam sentido para o casal compõem uma tendência cada
vez mais forte - a de não seguir tradições.
A explicação dada pela cerimonialista
Indra Araújo passa a fazer ainda mais sentido quando lembramos que os noivos de
hoje - Millennials e a Geração Z - já provaram que se sentem à vontade em
romper com as convenções e redefinir um estilo de vida próprio. Passando pela
forma como se vestem, vivem, trabalham e socializam, não seria diferente na
hora de se casar.
O relatório americano The Knot,
considerado o mais importante do mercado de planejamento de casamentos,
entrevistou mais de 9 mil casais que se uniram em matrimônio no ano passado ou
estão planejando fazê-lo em 2024 e mostrou, por exemplo, que em relação a 2018,
houve queda de 20% no interesse pelo uso de trajes tradicionais, como vestidos
brancos e ternos.
Outra descoberta do estudo,
segundo Tim Chi, CEO da The Knot Worldwide, envolve a troca de votos. As
citações de Shakespeare e Jane Austen deram lugar às falas de Harry Potter e
declarações trocadas por personagens de seriados, como Friends e Grey's
Anatomy.
Nessa esteira, o que se percebe
é a adesão cada vez mais recorrente ao movimento anti-bride ou anti-wedding. Em
alta, o conceito surge como uma alternativa para os casais que desejam romper
com os padrões estabelecidos e ter um casamento mais personalizado, diz Indra.
Por isso, o que se deve esperar
para os próximos anos, segundo a cerimonialista, são festas mais intimistas,
looks mais autênticos e modernos, vários dias de celebração e estéticas mais
criativas que surpreendam os convidados.
PEQUENOS
ATELIÊS E VESTIDOS DA CHINA
Quando o assunto é vestido de casamento,
normalmente o que vem à mente é a Rua São Caetano, na região da Luz, no Centro
de São Paulo. Embora o passeio pela região ainda seja uma tradição, comprar por
lá já não é mais uma tendência.
Com noivas mais minimalistas e
modernas, as opções que sempre estiveram no radar, especialmente para
cerimônias no civil, se tornaram atraentes também para quem deseja subir no
altar. Macacões, calças pantalona com cropped, terninho ou até mesmo vestidos
mais curto e com menos tecido ganham a preferência de muitas.
Quem surfa essa onda é o ateliê
Minimiz, fundado em 2020 pela estilista Dallila Teles Lobo Waack, em Brasília.
Ao perceber que o público buscava peças diferentes para eventos menores, com um
melhor custo-benefício, Dallila criou a primeira coleção da marca com peças mais
leves e naturais e que é sucesso até hoje.
Entre as possibilidades que
diferenciam a marca do restante do mercado estão a personalização com uma
produção sob medida on-line, os preços que em média variam entre R$ 500 e R$
1,2 mil, o atendimento a diferentes biotipos e a construção de peças que
funcionam bem para diferentes situações - podendo ser usadas no dia a dia e
também em ocasiões especiais, como um casamento.
"De modo geral, a figura
da noiva ganhou um tom mais casual. O clima tropical, os formatos de festas e a
mudança de cenário para espaços mais abertos refletem no comprimento desse
vestido tão emblemático, que é até dispensado por algumas”, diz Indra.
Fernanda Campos, dona de um
pequeno ateliê de vestidos de noivas em Campinas, no interior de São Paulo,
levanta outro ponto: a influência de famosas. Duda Reis, Larissa Manoela,
Kourtney Kardashian e Sophie Habboo são alguns nomes que se casaram usando
modelos curtíssimos no último ano. Um estudo da plataforma de moda global Lyst
mostra que as buscas por modelos curtos aumentaram em 170% desde 2021.
Como costureira, Fernanda
observa também outro movimento, que teve um boom entre 2015 e
2017: a compra de vestidos de noiva em marketplaces chineses. Na época, a
empresária era muito requisitada para ajustar, bordar, adicionar mais tecido e
até mesmo consertar o que as noivas compravam pela internet.
Hoje, de acordo com Fernanda,
essas consumidoras já sabem que a qualidade chinesa é muito inferior. Mas
aquelas que têm o orçamento muito apertado, compram e já calculam uma margem
adicional para dar uma repaginada na peça, diz a costureira.
WEDDING
WEEKEND
Seja no Caribe, em uma vinícola
em Portugal ou em uma praia na Bahia, o brasileiro também pegou o gosto pelos
chamados wedding weekend. A tendência de trocar a festa
convencional por uma cerimônia na praia, no campo ou em uma cidade charmosa
ganha força.
"Os casais querem o
inusitado e há um desejo de transformar esse momento em uma experiência. O que
pode ser melhor do que uma viagem?", comenta Indra.
Ao citar algumas das razões
para esse movimento, a cerimonialista explica que a escolha por se casar no
exterior, por exemplo, indica o desejo por algo mais intimistas e até mais
baratos do que um casamento convencional de médio porte, além da ideia de
estender a festa por dias.
No Brasil, o tíquete médio de
uma festa completa nos moldes tradicionais, com toda a logística que o evento
envolve, custa em torno de R$ 61 mil, indica Fabio Camillo, CEO e sócio do
Casar.com. O levantamento da plataforma também mostra que, em média, cada casal
contrata 15 fornecedores para a celebração, incluindo serviços como buffet,
local da recepção, decoração, som e iluminação, entre outros itens que compõem
o grande dia.
Ainda de acordo com dados do
Casar.com em conjunto com a Assessoria VIP, o mercado brasileiro de casamentos
movimentou cerca de R$ 26 bilhões em 2023 e deve ultrapassar os R$ 28 bilhões
em 2024.
Com base na experiência de
Indra, cerimônias em meio a paisagens, como as de Cancun, no México, ou Punta
del Este, no Uruguai, podem custar até 40% menos que um casamento tradicional
no Brasil. Ela cita que há opções de festas completas de alto padrão dentro de
hotéis pé na areia ou na beira da piscina por R$ 50 mil, para 40 convidados.
Considerando a possibilidade de
hospedar todos em um único hotel, onde acontecerá o evento, os noivos ainda
podem receber algumas regalias, como hospedagem gratuita, upgrade no cardápio
ou até horas extras na comemoração.
Outro diferencial costuma ser o
custo-benefício que esses destinos trazem em relação à bebidas, alimentação e
decoração. Itens mais sofisticados, como vinhos e frutos do mar, costumam
custar menos, e a beleza da paisagem local reduz ou quase elimina o montante
gasto com flores e decoração em festas brasileiras.
CARDÁPIO
SAUDÁVEL
Seja qual for a comemoração, a
gastronomia desempenha um papel de destaque, e nos casamentos não seria
diferente. Assim como as balas de coco deram lugar ao bem-casado e a
tradicional valsa do casal se transformou em coreografias ensaiadas com
padrinhos e madrinhas, as comidas servidas também passaram por transformações e
ganharam o tom de experiências culinárias de alta qualidade.
Quase unanimidade entre as
festas atuais, os snacks noturnos, como entregas de pizzas ou lanches, fizeram
do McDonald's, por exemplo, uma aparição comum na pista de dança no meio da
madrugada.
Indra cita também os coquetéis
secretos. A ideia é que cada convidado tenha algum tipo de senha secreta que
deve ser dita diretamente no bar, ou algum vale-bebida surpresa que dará direito
a um drink exclusivo.
Menus degustação, opções de
doces locais, bebidas artesanais e estações de comida que proporcionem uma
interatividade com os convidados também são uma grande tendência. Imagine um
espaço onde cada convidado possa montar a sua própria pizza, seu próprio temaki
ou até mesmo cozinhar uma pequena porção de massa na hora que quiser e como
quiser.
Além disso, atender às
necessidades dos convidados, oferecendo opções vegetarianas, veganas e sem
glúten, bem como pontos de comidas orgânicas, surge como pré-requisito para os
cozinheiros.
Baseada em estudos do comportamento atual dos noivos e do mercado de casamento, Indra aposta em casamentos cada vez menos convencionais - um grande reflexo da Geração Z, que além de estar totalmente ligada às novas tecnologias, não hesita em modernizar as tradições ao apostar em roupas diferenciadas, espaços alternativos, gastronomia menos formal, decorações ousadas e até pitadas nostálgicas.
Mariana Missiaggia
https://dcomercio.com.br/publicacao/s/o-mercado-de-casamento-mudou-confira-o-que-e-tendencia
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