Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de julho de 2024

MASSAGEM NO PESCOÇO PÕE FIM ÀS DORES: MITO OU VERDADE

 Apesar da sensação de prazer, alívio e conforto, fisioterapeuta reforça que é mito quando dizem que suas dores nas costas seriam facilmente tratadas apenas com massagem. Saiba mais! 

Quem não gosta de uma massagem no pescoço depois de um dia bastante cansativo, especialmente na região da nuca e nos ombros? Mas será que ela realmente funciona para quem sofre de dor cervical? Antes de mais nada, é preciso entender os efeitos da massagem. 

“De maneira geral, as técnicas de massagem promovem um efeito imediato de relaxamento e bem estar”, explica Bernardo Sampaio, fisioterapeuta e Diretor Clínico do ITC Vertebral de Guarulhos. “Com essa terapia, não devemos esperar resultados a médio e longo prazo para dores no pescoço apenas com a massagem. O benefício imediato é o que realmente funciona,” completa. 

Segundo o especialista, a massagem pode ser utilizada na prática clínica para o alívio de dores cervicais quando combinada a outros exercícios e também com outras dicas para o dia a dia. “Pode utilizar, não é contra indicado, exceto em casos de lesões teciduais, alterações neurológicas ou reumáticas,” ressalta Bernardo. 

Para tratar dores cervicais crônicas, Bernardo aplica técnicas de tecido mole, incluindo liberações de ponto gatilho e massagem superficial, para relaxar a musculatura. “Essas técnicas ajudam a aliviar a tensão e melhorar a mobilidade, proporcionando um alívio e sensação de bem estar quase que imediata”, afirma. 

No entanto, ele adverte que, por mais que a massagem seja uma intervenção válida, ela não deve ser considerada o único tratamento. “Existem outras modalidades e intervenções que, quando comparadas com a massagem, apresentam melhores resultados a médio e longo prazo,” aponta. 

O fisioterapeuta ainda indica alguns exercícios para alívio das dores a longo prazo que podem ser feitos em qualquer lugar quando aquela dor chata aparecer. Confira:

 

  • Rotação cervical:

Sente-se com a coluna ereta e apoiada no encosto de uma cadeira. Os braços devem estar relaxados e apoiados nas pernas. Girando a cabeça, leve o queixo até um dos ombros. Em seguida, repita o movimento na outra direção. Faça o exercício cinco vezes para cada lado.

 

  • Movimentos para trás e para frente:

Leve a cabeça para trás e olhar o teto. Em seguida, volte para a posição inicial. Depois, dirija o pescoço para baixo e olhe para o chão. Procure relaxar a mandíbula, soltando o ar com calma.

 

  • Giro dos ombros:

“Girar os ombros é um exercício de aquecimento e ao aquecer, você aumenta a circulação sanguínea na região, o que facilita a execução do movimento e evita lesões durante a atividade”, explica Bernardo. 

Posicione-se de pé, com os joelhos flexionados e as pernas abertas na mesma distância dos quadris. Gire os ombros para trás 10 vezes. Em seguida, repita o movimento girando os ombros para frente. Faça essa atividade ao menos uma vez por dia. 

“Mas se optar pela massagem, lembre-se: Ela foi feita para ajudar e não para piorar. É fundamental entender o objetivo e o efeito da massagem,” finaliza Bernardo. 



Bernardo Sampaio - Fisioterapeuta pela PUC Campinas, possui especialização e aprimoramento pela Santa Casa de São Paulo e é mestrando em Ciências da Saúde pela mesma instituição. Atua como professor universitário em cursos de pós-graduação na área de fisioterapia músculo esquelética e é Diretor Clínico do Centro Especializado em Movimento (CEM), ITC Vertebral e Instituto Trata, de Guarulhos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados