No mundo corporativo, as habilidades de persuasão são altamente valorizadas. A capacidade de influenciar e convencer pessoas é fundamental para fazer negócios, conquistar clientes, adquirir vantagens e até mesmo para se destacar em entrevistas de emprego. No entanto, persuadir não se trata apenas de usar palavras bonitas e convincentes. É preciso saber lidar com o outro de forma eficaz, utilizando técnicas específicas que envolvem tanto a linguagem verbal quanto a não verbal.
Madalena Feliciano explica que o rapport é uma técnica de criar empatia com outra pessoa para alcançar uma comunicação mais assertiva. Seu principal objetivo é trazer mais confiança para o processo de comunicação. É importante treinar para não correr o risco de não saber lidar com determinada situação. A técnica é muito usada por profissionais de vendas, tanto para abrir portas para uma negociação quanto para negociar efetivamente.
A seguir, a gestora de carreira e CEO, Madalena Feliciano, especialista em desenvolver líderes, apresenta algumas técnicas de rapport que são muito úteis no mundo corporativo:
1 - Modelagem corporal
A
modelagem corporal é uma técnica que consiste em espelhar levemente a linguagem
corporal do interlocutor. Estudos indicam que, durante uma conversa, temos a
tendência de agir de forma semelhante ao locutor, como se estivéssemos refletindo
seus movimentos. Quando essa técnica é utilizada de forma sutil, ela pode
estimular a concordância do interlocutor. Porém, é importante tomar cuidado
para não parecer que está imitando a pessoa e gerar o efeito contrário.
2 - Faça elogios
Elogiar
é uma técnica poderosa de persuasão. Todos gostam de receber elogios, mas é
preciso tomar cuidado para que eles não pareçam forçados. O ideal é que você já
tenha uma bagagem sobre a pessoa ou a empresa na qual ela trabalha, para que os
elogios não soem falsos.
3 - Use o nome da pessoa
“Chamar
as pessoas pelo nome é uma maneira de trazê-las para perto. Quando você se
esquece do nome do interlocutor, pode parecer desrespeitoso e afastá-lo de seu
objetivo. Ao chamar uma pessoa pela maneira que ela prefere, você está
reforçando sua identidade.
Assim,
tome todo o cuidado para se referir ao interlocutor da maneira que ele se sente
à vontade.” Destaca Madalena Feliciano.
4 - Demonstre interesse
Ser um bom ouvinte é essencial para influenciar pessoas. Mas não é só isso. As pessoas gostam quando você demonstra interesse no que elas têm a dizer. Estimule o interlocutor a falar e mostre que você se importa com suas ideias e opiniões.
5 - Amigos e autoridades
Citar outras pessoas ou autoridades no assunto é um ótimo meio para convencer o interlocutor de que uma ideia funciona. Esse recurso é também chamado de prova social. Basicamente, invoca-se um terceiro, trazendo a comprovação do que está sendo dito.
“A persuasão é uma habilidade essencial no mundo corporativo.
Saber lidar com o outro de forma eficaz é fundamental para a vida pessoal,
profissional, relacionamentos e qualidade de vida. As técnicas apresentadas são
apenas algumas das muitas que podem ser utilizadas para influenciar outras
pessoas. O importante é praticá-las com cuidado e de forma ética, sempre
pensando no benefício mútuo das partes envolvidas.” Finaliza
Madalena Feliciano.
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