Segundo relatório da Udemy, o mercado atualmente passa por transformações ainda mais rápidas do que antes da pandemia e é preciso se adaptar ao novo cenário socioeconômico
Mesmo antes da
pandemia, as empresas já precisavam se adaptar rapidamente às mudanças
tecnológicas e encontrar talentos com as habilidades certas para se manterem
competitivas – ou, numa alternativa mais eficiente, qualificar e requalificar
os próprios colaboradores da empresa.
Segundo informações da consultoria Gartner,
a pandemia acelerou a adoção digital em cinco anos. Se a necessidade dos
colaboradores adquirirem novas habilidades já era um desafio, agora mais de 58%
da força de trabalho relata que as habilidades requisitadas desde o início da
pandemia se transformaram.
"Ao
garantirem que os colaboradores estão prontos para se adaptarem à adoção
digital, com as novas habilidades necessárias para executarem o trabalho
corretamente, as empresas ficam mais bem preparadas frente à
concorrência", diz Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para a
América Latina. Plataformas como a Udemy Business, braço de treinamento
corporativo da Udemy, são uma opção para empresas que buscam oportunidades de
treinamento personalizadas, econômicas e flexíveis, pois ela oferece cursos
ensinados por instrutores que são profissionais da vida real produzindo
conteúdo sobre as habilidades mais recentes e buscadas.
Outra pesquisa, esta
realizada em 2021 pela consultoria Deloitte, fala que, para os colaboradores
lidarem com sucesso com futuras mudanças, é essencial que eles tenham a
habilidade de se adaptar, se requalificar e assumir novos papéis na mesma
empresa. "Atualmente, as funções que um funcionário exerce numa empresa
podem mudar muito com o passar do tempo e, com isso, as habilidades que ele
precisar adquirir", diz Spinelli. "Ao se capacitarem constantemente,
com incentivo da empresa, os funcionários ficam mais preparados e confiantes
para lidar com essas transformações e trazem melhores resultados para o
negócio."
O relatório 2023 Workplace Learning
Trends da Udemy destaca os temas relacionados a negócios que mais
cresceram em consumo de cursos online no ano passado. Os três primeiros colocados
foram: gestão da experiência do cliente, com um crescimento de consumo de 449%,
comunicação não-verbal, que cresceu 268%, e o software Salesforce, que cresceu
252%. "Os colaboradores estão aprendendo a lidar com fluxos de trabalho
complexos e priorizando habilidades de comunicação", afirma Spinelli. Para
saber mais sobre as mais recentes habilidades de negócios, pessoais e técnicas,
veja o relatório completo aqui.
Udemy
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