Conversamos com a mentora Carina Costa e ela reforçou a importância de mensurar KPIs para acompanhar o progresso da empresa
Tempo e investimento são dois pontos que, a depender da situação, significam dinheiro. Se essa máxima é um fato para qualquer pessoa ou pequeno negócio, isso se torna ainda mais real quando se trata de uma empresa. Confiar na equipe de trabalho é fundamental para garantir que os resultados virão e que haverá produtividade, mas caso deseje verificar se as coisas estão acontecendo conforme o esperado, algumas técnicas podem te ajudar.
Para falar sobre isso, consultamos Carina Costa, Mentora High Perfomance para Empresários, que se dedica a conduzir pessoas e negócios para o caminho da alta performance e máximo resultado, com equilíbrio.
“Mensurar a produtividade da equipe pode ser feito por meio de indicadores-chave de desempenho, que chamamos de KPIs, como tempo médio de conclusão de projetos, taxa de erro ou satisfação do cliente”, diz a especialista.
Para mensurar a produtividade da sua equipe, existem
várias maneiras. Confira as dicas:
1. Indicadores de desempenho
Carina diz que é importante definir indicadores-chave de
desempenho, os KPIs, específicos e mensuráveis que estejam alinhados aos
objetivos da empresa ou do negócio. Esses KPIs podem variar de acordo com o
setor e as metas da equipe, mas exemplos comuns incluem volume de vendas, prazo
médio de entrega, taxa de resolução de problemas, entre outros;
2. Avaliações de desempenho
Outro ponto que a mentora cita são as avaliações regulares
de desempenho, que devem ser realizadas e servem para saber como anda o
progresso individual de cada membro da equipe. Isso pode ser feito por meio de
reuniões individuais, feedbacks formais ou softwares específicos para avaliação
de desempenho;
3. Monitoramento de tempo
Utilize ferramentas de registro de tempo para acompanhar
quanto tempo cada membro da equipe dedica a determinadas tarefas. Isso permite
identificar áreas onde mais tempo está sendo gasto e otimizar o uso do mesmo.
4. Feedback dos clientes
Ouça o feedback dos clientes sobre a qualidade do trabalho
entregue pela equipe. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação,
depoimentos ou comentários diretos. A satisfação do cliente é um indicador
importante de produtividade.
5. Análise de dados
Utilize dados quantitativos disponíveis, como relatórios de vendas, métricas de atendimento ao cliente ou dados de produtividade de software, para avaliar o desempenho da equipe ao longo do tempo. Essa análise permite identificar padrões, identificar áreas de melhoria e tomar decisões informadas.
Carina finaliza
lembrando que a mensuração da produtividade deve ser feita de forma
equilibrada, levando em consideração os aspectos qualitativos e quantitativos
do trabalho: “É importante ter em mente que cada equipe e cada negócio são
únicos, portanto, a abordagem de mensuração da produtividade pode variar. O
objetivo é ter um sistema consistente e transparente que forneça informações
relevantes para tomar decisões estratégicas e promover o crescimento da
equipe”, completa.
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