Especialista
acredita que uma execução bem aplicada é o primeiro passo em busca por mais
produtividade e melhores resultados
O Business Process Outsourcing, ou BPO, é
uma estratégia empresarial cada vez mais utilizada por organizações e
profissionais em busca de eficiência e redução de custos. Por meio do BPO, é
possível estabelecer tarefas operacionais e processos internos, permitindo que
todos foquem em suas competências principais.
Essa prática engloba áreas como recursos humanos,
financeiro, contabilidade e atendimento ao cliente, promovendo a otimização de
processos e maior flexibilidade. No entanto, é preciso entender o conceito do
BPO antes de implementá-lo, evitando a falta de processos bem estabelecidos ou
equivocados.
De acordo com a Dra. Kélen
Abreu, especialista em reestruturação e BPO financeiro, fazer a
implementação de forma eficiente garante a eficácia e a segurança dos processos
financeiros de uma empresa. “A falta de processos bem estabelecidos na área
financeira resulta na perda desnecessária de energia e aumenta
significativamente os riscos de eventuais erros. Quando bem definido, o BPO
financeiro auxilia a padronização de tarefas, documentação adequada dos
procedimentos e a utilização de ferramentas eficientes, otimizando operações
financeiras, reduzindo custos e mitigando riscos na gestão de finanças”,
pontua.
No entanto, não basta apenas estabelecer os
processos. É preciso segui-los. “Se a equipe não aplicá-los de maneira
consistente e comprometida, todo o esforço e estruturação serão em vão. O
sucesso do BPO financeiro depende tanto da implementação adequada dos
processos, quanto do engajamento dos profissionais em segui-los para obter
resultados efetivos”, relata a especialista.
Para Kélen, é crucial ter consciência de que
priorizar sistemas e tecnologias em detrimento das pessoas e processos pode
resultar na otimização de atividades incorretas. “Embora a automação e a
digitalização sejam ferramentas valiosas para melhorar a eficiência e a
precisão dos processos, é preciso lembrar que são as pessoas que operam esses
sistemas e executam os processos. O primeiro passo é estabelecer uma abordagem
equilibrada, considerando tanto as necessidades e habilidades de cada um quanto
a eficácia dos sistemas”, declara.
A especialista financeira acredita que a busca por
novos clientes deve ser uma prioridade. “O BPO financeiro exige dedicação e
atenção aos processos de elaboração de contratos, integração de clientes e
outras etapas que demandam aprimoramentos constantes. Além disso, é essencial
estabelecer rotinas de processos semanais, mensais, semestrais e anuais, a fim
de manter uma gestão eficiente e proativa ao longo do tempo. Assim, é possível
crescer e ter mais qualidade de vida, sem criar novas inseguranças ao atender
cada novo cliente”, revela.
O home-office, cada vez mais popular nos
últimos anos, conta com diversos benefícios. Mas exige cautela por parte dos
profissionais. “Possibilitando maior produtividade e, consequentemente, mais
tempo para a execução de outras atividades, trabalhar em casa mostra-se como uma
escolha cada vez mais efetiva. No entanto, o foco é fundamental para que tudo
seja executado com precisão. Não adianta seguir os processos estabelecidos se
estamos perdendo tempo prestando atenção em outras coisas”, finaliza.
Dra. Kélen Abreu - especialista em Reestruturação Financeira e BPO Financeiro há mais de dez anos, também é mentora e referência em gestão de empresas. Realiza consultorias e treinamentos para formar BPOs Financeiros pelo Brasil. Com experiência no Brasil, Estados Unidos e em Angola focada em construir negócios lucrativos. Empreendedora serial, também coordena a equipe do Gerente Financeiro Online e Lucros Reais, empresas que prestam serviços de BPO Financeiro para diversas empresas de forma totalmente remota. É fundadora do Iuli, uma plataforma de gestão financeira que dá o poder da clareza e simplicidade nas finanças e veio para que a planilha financeira seja abandonada para gerenciar os negócios dando segurança e rastreabilidade aos dados. Além de ser doutora em educação, mestre em administração estratégica pela UDESC, especialista em BSC, mapeamento de processos e finanças, é também graduada em administração pela UFSC.
https://drakelenabreu.com.br/
@drakelenabreu
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