Domínio técnico da atividade e capacidade de se relacionar com as pessoas. Essas são as duas habilidades básicas que um profissional precisa ter para dar conta de suas tarefas. No caso dos vendedores, não é diferente.
Ouso dizer que o perfil ideal do profissional de
vendas está alinhado ao conceito de um profissional T-Shaped, que é aquele que
possui um conhecimento vertical - especializado em sua área - e horizontal -
com habilidades mais abrangentes e generalistas, ligadas a outras frentes -,
representando um equilíbrio entre hard skills e soft skills.
Porém, no cenário de recrutamento e seleção de
profissionais, nem sempre é possível contratar colaboradores que já possuem
todas essas habilidades totalmente desenvolvidas da maneira que a função
demanda. Nesse sentido, cabe à empresa investir em um treinamento que
desenvolva, de acordo com a sua necessidade, as competências de seus funcionários.
Contudo, um levantamento feito pela VendaMais,
revelou que, na prática, isso tem acontecido de forma diferente. O estudo
mostrou que, em 46,4% dos casos, não existe uma pessoa responsável pelo
treinamento da equipe de vendas, e apenas em 26,4% dos cenários a aplicação dos
treinamentos é feita por um profissional que seja consultor, treinador ou
palestrante externo contratado. Além disso, a média mensal de tempo de
treinamento para 62,3% dos vendedores é de 1 a 2 horas.
Os dados refletem uma realidade comum. Segundo
Simon Sinek, existem duas abordagens diferentes no mundo dos negócios: as
empresas focadas no curto prazo e na concorrência (jogo finito) e as empresas
focadas no longo prazo e nos clientes (jogo infinito). Empresas que desenvolvem
continuamente os seus respectivos times de vendas jogam um jogo
diferente.
Ter sob perspectiva que, para além do custo
financeiro, treinar a equipe gera resultados, faz com que o treinamento deixe
de ser um evento e passe a ser um processo orgânico que faz parte do dia a dia
da organização. Na prática, as habilidades necessárias para se criar um
vendedor de sucesso podem sim ser desenvolvidas a partir de um treinamento
aplicado pela empresa, colocando em foco quais as dores que pretende
solucionar.
Como desenvolver as
habilidades e competências de um vendedor por meio de treinamento?
Levando em conta a necessidade de desenvolver de
forma assertiva o perfil de um vendedor, um treinamento de vendas precisa
considerar três pontos fundamentais:
- Conhecimentos
em Customer Success: o profissional de vendas precisa aprender a
identificar o que é sucesso para o cliente;
- Conhecimentos
em Customer Experience : conhecer a jornada, os canais de interação e como
interferir positivamente nestes canais;
- Postura
desafiadora: isto é, o cliente hoje não deseja alguém que “resolva
problemas”, ele quer ser parceiro de alguém que o desafie, que veja as
oportunidades de desenvolvimento do seu negócio.
Entretanto, ainda há uma ferida a ser solucionada,
pois quando se trata de hard skills e soft skills, adquirir conhecimentos
técnicos é considerado mais fácil do que mudar atitudes. Um exemplo é a
existência de excelentes vendedores, do ponto de vista técnico, que são
incapazes de praticar três atitudes essenciais para o sucesso na área de
vendas: a empatia, o altruísmo e a capacidade de adaptação.
Com isso, a abordagem dos treinamentos deve ser
distinta. Para um treinamento técnico, o ponto de partida é identificar o nível
da equipe, se existe uma discrepância de desempenho, e, caso exista, se é
devido a uma deficiência de conhecimento ou de habilidade, e a partir disso
formular os objetivos do treinamento. Após a aplicação, é necessário realizar a
aferição dos resultados, se houve progresso e como aplicá-lo no dia a dia.
Já no caso das soft skills, por ser algo mais
subjetivo, é necessário definir desde o início qual é o exato objetivo do
treinamento, estabelecer os indicadores de sucesso, ter em mente quais são as
metodologias que ajudam a mudar comportamentos da equipe, implementar as
soluções descobertas e fazer o controle dos resultados.
Nesse sentido, é perceptível que, quando o
treinamento está presente como parte da rotina de vendas, não acontece apenas
uma melhora no desenvolvimento, no atendimento e no relacionamento do time com
os clientes, mas também há maior organização da metodologia de trabalho, mais
metas sendo atingidas e uma melhora no faturamento. Cabe às empresas passarem a
jogar o jogo da maneira correta, a partir de agora.
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