Pesquisar no Blog

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Qual é a melhor época para tratar vasinhos e varizes?

Angiologista e cirurgiã vascular, Maria Clara Sanjuan esclarece que temperaturas mais amenas e a menor exposição solar contribuem para a recuperação do paciente 


 

Varizes e vasinhos são problemas comuns que afetam cerca de 38% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular. Essa condição crônica pode não apenas ser esteticamente desagradável, mas também causar desconforto e complicações médicas se não for tratada adequadamente. Com a chegada das estações mais frias, vem o período ideal para começar o tratamento das varizes, já que as temperaturas estão mais amenas e as pernas podem ficar protegidas do sol.

 

De acordo com a angiologista e cirurgiã vascular Maria Clara Sanjuan, sócia da Clínica Sanjuan, o melhor momento para cuidar das varizes e vasinhos é aquele em que o paciente escolhe e se planeja para o tratamento, seja no verão ou no inverno. “No entanto, se programar para tratar as varizes no outono e inverno é muito mais confortável, uma vez que nesse período há menor demanda de exposição solar. E o principal cuidado no tratamento a laser realizado no consultório é evitar a exposição ao sol enquanto houver marquinhas na pele, o que pode levar uma semana ou mais, a depender de cada caso”.   

As temperaturas mais baixas levam naturalmente a uma diminuição da dilatação dos vasos sanguíneos. É por isso que, durante o inverno, os sintomas como dor, inchaço e sensação de peso nas pernas costumam incomodar menos e a recuperação dos pacientes pode ser facilitada, explica a angiologista. 

A estação mais fria do ano é ainda mais propícia para a utilização da meia elástica, acessório essencial para otimizar os resultados e acelerar a recuperação, mas que pode ser mais desconfortável quando usada no verão. “As meias de compressão são ferramentas maravilhosas para tratar as varizes. Elas exercem pressão, o que ajuda na circulação do sangue, fator essencial para tratar as varizes e vasinhos que ocorrem quando as válvulas venosas não conseguem fazer um retorno eficiente do sangue para o coração”, destaca Maria Clara. 

Além de evitar qualquer tipo de exposição solar durante a recuperação, no período indicado pelo médico, o paciente não pode realizar o tratamento com a pele bronzeada, ressalta a angiologista. “Se a pele está bronzeada, significa que está inflamada e sensível, por isso, o risco de queimaduras é maior. Quando o paciente costuma ir com muita frequência à praia ou piscina, minha recomendação é buscar o tratamento no inverno”.

 

Tratamentos e cuidados 

Diante dos avanços tecnológicos da medicina vascular, a maioria dos tratamentos podem ser feitos em consultório, de forma minimamente invasiva, com a ajuda de ferramentas que otimizam os resultados. “Para muitos tipos de varizes e vasinhos, os tratamentos mais indicados são laser transdérmico e escleroterapia com glicose. As técnicas costumam ser associadas em um só procedimento, o CLACS, e o paciente já sai da sessão pronto para realizar suas atividades normalmente”.  

No entanto, cada caso precisa ser avaliado individualmente antes de indicar o protocolo de tratamento mais adequado, alerta a angiologista. Apesar de a tecnologia ser um facilitador para o tratamento de varizes, as recomendações indicadas pelo médico devem ser seguidas à risca. “A radiação ultravioleta estimula a fixação de manchas escuras indesejáveis e precisa ser evitada após o tratamento. Se o quadro do paciente exigir uma intervenção maior, ele não deve fazer exercícios físicos em excesso, por exemplo. Tudo isso é fundamental para evitar desconfortos e garantir um resultado satisfatório para o paciente”, comenta.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados