Pesquisar no Blog

sexta-feira, 2 de junho de 2023

Infecção urinária é comum em mulheres e a causa frequente de internações do público Adulto+ em UTIs

Infecção das vias urinárias é causada por bactéria e tem diversos fatores de risco, como pouca ingestão de água, retenção da urina, não esvaziar a bexiga por completo, falta de higiene na parte íntima, uso de fraldas e sonda, entre outros


Se você ingere pouca água, costuma reter a urina ou tem poucos cuidados com a higiene da parte íntima do seu corpo, fique atento! Essas e outras atitudes favorecem o desenvolvimento da infecção urinária, especialmente em sua forma mais comum: a cistite, que tem como característica a inflamação da bexiga. E ainda tem mais! Esse problema atinge principalmente mulheres por conta da anatomia da uretra feminina, além de ser a causa de uma considerável parcela de internações em UTIs quanto se trata do público Adulto+.

E como ninguém quer sofrer com os incômodos que uma infecção urinária pode proporcionar, que tal saber tudo sobre essa inflamação e como reduzir os riscos de desenvolvê-la?

Todas as dúvidas sobre o assunto são esclarecidas pelo médico urologista da Prevent Senior Gabriel Barbosa.


Sobre a infecção urinária

Trata-se de uma inflamação causada por bactéria, podendo atingir qualquer parte das vias urinárias, como bexiga, uretra e rins.

Não existem estágios do problema, mas há uma divisão entre quadros leves ou graves.

Em casos mais leves, essa infecção atinge apenas a bexiga (cistite) e apresenta sintomas comuns, como ardência ao urinar, aumento na frequência urinária e urgência para tal, dor na região afetada (bexiga), mudança no aspecto e odor da urina e, em situações mais intensas, febre e presença de sangue na urina.

“Em casos graves de infecção urinária, a inflamação pode afetar os rins, provocando quadros sistêmicos, como febre, dores, queda do estado geral e, em situações extremas, com risco à vida”, complementa o urologista.


Fatores de risco

O médico explica que a bactéria causadora do problema chega no organismo por meio da via urinária, que é a uretra. Ou seja, ela vem de fora para dentro. “O principal mecanismo de defesa do corpo contra as infecções que essas bactérias provocam é esvaziar bem a bexiga para eliminá-las antes que causem as inflamações”, esclarece.


Hábitos que podem contribuir com o desenvolvimento de infecções urinárias:

- Beber pouca água

- Segurar por muito tempo a urina

- Não esvaziar a bexiga por completo ao urinar

- Pouco cuidado com a higiene genital

Outros fatores também podem aumentar as chances de surgimento desse tipo de inflamação, como a constipação intestinal, conhecida popularmente como “prisão de ventre”, a incontinência urinária e fecal (incapacidade de controlar os movimentos dessas duas regiões) e a manipulação nas vias urinárias durante cirurgias ou exames.


Problema que acomete mulheres e o público Adulto+

Apesar de qualquer pessoa poder apresentar um quadro de infecção urinária, o urologista Gabriel Barbosa relata que o público feminino é o que mais sofre com essa inflamação. “Isso ocorre porque as mulheres têm a uretra mais curta e com a abertura externa mais próxima do introito vaginal (extremidade inferior da vagina) e ânus”, completa.

De acordo com o urologista, o fato de a uretra masculina ser mais extensa acaba sendo um fator protetor contra esse tipo de inflamação.

Outro público propenso a apresentar infecção urinária é o Adulto+. Segundo o médico, pessoas com 60 anos ou mais têm maior risco por conta da prevalência de doenças que facilitam infecções, como incontinência urinária e fecal, e a redução da defesa do organismo contra essas inflamações (baixa imunidade). Outros fatores de risco são o uso de fraldas e sondas.

“Atualmente, as infecções urinárias representam cerca de um terço de todas as internações clínicas em UTIs de pessoas pertencentes ao público Adulto+”, ressalta o urologista.


Diagnóstico e tratamento

Para detectar os quadros mais simples de infecção urinária, basta uma análise clínica e física pelo médico. Em situações mais graves, ou em que há dúvidas do diagnóstico, podem ser solicitados exames de urina tipo 1, que ficam prontos em minutos, ou da cultura de urina, que leva entre dois e três dias para obter o resultado. Esta última avaliação é muito útil para identificar a bactéria causadora do problema, norteando a escolha do antibiótico mais adequado para tratamento. No entanto, costuma ser necessária em poucos casos.

O tratamento de infecções urinárias, por sua vez, é realizado com o uso de antibióticos, levando em consideração alguns pontos importantes. “A escolha da medicação e a duração do tratamento são determinados pelo médico responsável, a depender da gravidade do quadro, idade do paciente, uso de medicações recentes, alergias, avaliação de função renal, entre outros”, elenca Barbosa.

O médico lembra que, além de antibióticos, analgésicos também podem ser indicados pelo profissional como forma de aliviar os sintomas do paciente.

Caso a pessoa pertença ao público Adulto+, o especialista alerta que deve haver uma atenção redobrada na pesquisa de fatores desencadeantes do problema para melhor escolha do remédio a ser indicado, já que é comum a incidência de infecções por bactérias mais resistentes às medicações usuais.

Atenção! Se a infecção urinária não for tratada, os sintomas desagradáveis permanecem e uma inflamação leve pode se tornar grave, atingindo mais de um órgão e trazendo muito mais riscos ao paciente.


Prevenção

A melhor forma de reduzir os riscos de contrair uma infecção urinária, segundo o urologista, é ingerindo muito líquido, de preferência água; não reter a urina por muito tempo e ter paciência para esvaziar a bexiga por completo ao urinar; manter o bom funcionamento intestinal e uma higiene genital adequada, principalmente após relações sexuais; bem como tratar patologias que favorecem esse tipo de inflamação, como:

- Diabetes descompensado;

- Alterações prostáticas;

- Incontinência urinária e fecal;

- Cálculos renais.

 

Prevent Senior


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados