Pesquisar no Blog

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Cuidado: alimentos mal higienizados podem causar doenças graves

Freepik
OMS estima que, anualmente, cerca de 600 milhões de indivíduos no mundo contraem Doenças Veiculadas por Alimentos


Lavar e guardar corretamente frutas e legumes bem como manter o balcão de cozinha sempre higienizado, pode evitar doenças bacterianas, virais e intoxicação alimentar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, anualmente, cerca de 600 milhões de indivíduos no mundo contraem Doenças Veiculadas por Alimentos (DTA) e 420 mil morrem em consequência.

 

De acordo com a professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Recife, campus Graças, Flávia Ribeiro, grande parte da população brasileira ainda adota hábitos de higiene, manipulação e armazenamento dos alimentos inadequados, e alerta sobre carnes cruas. “A preocupação se inicia desde o local onde fazemos a compra até o preparo delas. A tábua para preparar as carnes, precisa ser separada dos outros produtos (frutas, legumes, peixes, frangos). O local de manipulação tem que estar higienizado, seco e limpo, sem restos de outros alimentos”, explica.

 

Já o alimento de origem animal deve ser cozido a uma temperatura mínima de 74°C para minimizar o risco microbiológico, pois esse processo garante a inativação de patógenos que podem estar presentes no produto cru ou malcozido. Já o balcão da cozinha tem que ser higienizado sempre, com solução de hipoclorito de sódio e não pode aparentar sujidades, como escurecimentos (fungos) ou buracos (caso ele seja de pedra).

 

O Brasil é um país tropical, ou seja, apresenta a temperatura ideal para desenvolvimento de vários microrganismos, que influencia no armazenamento dos alimentos. Dessa forma, é recomendado que verduras e legumes sejam guardados em ambiente refrigerado para diminuir a proliferação desses organismos.

 

A nutricionista indica ainda que o armazenamento deve ser feito somente após a higienização e os produtos devem ser guardados em potes distintos, com tampas e com passagem de ar. Também não se deve guardar alimentos com cascas junto dos descascados. “Outra orientação fundamental é não deixar o ovo, leite, queijos e iogurtes na porta da geladeira porque é o local com menor refrigeração, por ter contato direto com ambiente externo. Por fim, manter uma rotina de higienização da geladeira e evitar guardar alimentos tanto cozidos quanto os crus, por muito tempo são práticas essenciais para evitar contaminações e minimizar os riscos de estrago desses alimentos”, finaliza.

 

Confira como a higienização de frutas e legumes deve ser feita:

 

- Lavar em água corrente;

- Remover a sujeira (utilizando-se escovinhas e sabão amarelo);

- Enxaguar em água potável e corrente;

- Mergulhar em solução de hipoclorito por 15 minutos; (1 colher de sopa para 1 litro de água);

- Enxaguar novamente em água potável e corrente. 


Caso essas medidas não sejam tomadas, há o risco de transmissão de vermes, salmonelose, leptospirose infecções ou toxinfecções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados