Pesquisar no Blog

sábado, 17 de junho de 2023

Cigarro e pele: saiba os riscos dessa combinação para sua beleza


Saiba quais são os malefícios da nicotina para a pele
 

 

O cigarro traz inúmeros prejuízos para o corpo humano. Ele causa doenças respiratórias e cardiovasculares crônicas, incluindo asma, infarto do miocárdio e até mesmo câncer. Além disso, ele é muito prejudicial à pele. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o ato de fumar pode provocar o surgimento de rugas, envelhecimento precoce, manchas e até flacidez.  

Dra.Mara Freitas, fisioterapeuta dermatofuncional, especialista em gerenciamento saudável da pele (SKIN RESET ) explica que o cigarro é uma grande fonte de toxinas e outras substâncias, como a nicotina, que aumentam a produção das moléculas instáveis, que são conhecidas como radicais livres, que agridem a pele, acelerando seu envelhecimento e atrapalhando o funcionamento natural da pele. “Dessa forma, a pele que é o maior e mais exposto órgão do corpo humano, essas agressões ficam logo visíveis, especialmente no rosto, onde é mais fina e sensível”, diz a dermo especialista.  

A fisioterapueta dermatofuncional ainda destaca que alguns dos efeitos mais comuns do cigarro são perda do colágeno, surgimento de rugas e linhas de expressão próximas à boca, manchas que tornam o tom da pele irregular, levemente acinzentado e opaco e poros mais dilatados e com cravos mais aparentes. “Ele também deixa o cabelo opaco e sem vida, além de ser fator de risco para alguns tipos de câncer de pele por causar mutações no DNA celular”, completa.  


Malefícios do cigarro para a pele  

● Rugas e envelhecimento precoce; 

● Dificuldade para cicatrizar feridas; 

● Distúrbios orais; 

● Doenças nas unhas e cabelos; 

● Acne inversa; 

● Psoríase; 

● Lúpus; 

● Problemas vasculares; 

● Dermatite. 

As alterações causadas por ele são muitas vezes irreversíveis, mas parar com o hábito de fumar evita que novos danos sejam causados. Os fumantes devem usar produtos que tenham ativos antioxidantes e hidratantes, com o objetivo de proteger a pele desse agente agressor. “Também vale a pena investir em produtos com partículas iluminadoras, em cremes à base de ácidos retinóico, hialurônico, e também a vitamina C (ativos que podem ser encontrados na linha própria da Dra, MARA CEUTICALS SKIN RESET®). Aplicações de toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e preenchimentos para a atenuar as linhas de expressão. E se o propósito for reduzir manchas, os tratamentos químicos e lasers podem ser algumas das indicações”, finaliza Dra.Mara. 

 

Fonte: Dra.Mara Freitas- Graduada em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, pós graduada e especialista em Fisioterapia Dermatofuncional e Dermo Especialista homologada em protocolos de Bioestimuladores e Line Skin®, Duoblend , Hidrolifting. Criadora dos protocolos SKIN RESET ®.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados