Pesquisar no Blog

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

No Dia da Conscientização sobre a Anosmia, médicos otorrinos oferecem atendimento gratuito em São Paulo, Salvador e Ribeirão Preto

Em 27 de fevereiro, Dia da Conscientização sobre a Anosmia, nas cidades de São Paulo, Salvador e Ribeirão Preto, médicos otorrinos oferecerão atendimento gratuito à população em locais de grande circulação. A iniciativa “Sinusite e Alterações de Olfato: sinais de alerta”, tem o intuito de alertar a sociedade que a anosmia, ou seja, a perda da função olfativa, pode ser sinal de outros problemas de saúde e precisa ser investigada. 

Poderão participar pessoas que, nos últimos 12 meses, tenham tido diagnóstico de rinossinusite crônica com pólipo nasal (RSCcPN) ou apresentado sintomas constantes, mesmo sem ter sido diagnosticadas, de nariz entupido, secreção nasal, dor ou sensação de pressão no rosto e dificuldade em sentir cheiros.

A ação é promovida pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e conta com o apoio da Sanofi.

 

Sobre a iniciativa

Nos locais definidos, a partir das 8h, haverá distribuição de senhas e os participantes passarão por uma triagem, na qual responderão a um questionário, com a finalidade de auxiliar na coleta de informações para a etapa de avaliação médica. Também estarão disponíveis testes para analisar a qualidade do olfato. O atendimento será limitado a 200 pessoas e terminará às 17h. 

Pacientes avaliados na ação e que forem identificados com sinais relacionados à rinossinusite crônica com pólipo nasal terão apoio da Sanofi para encaminhamento a consultas gratuitas com especialista em otorrinolaringologia. A assistência será limitada a 20 consultas.

Serviço


São Paulo
Data: 27 de fevereiro de 2023
Horário: das 8h às 17h
Local: Avenida Paulista 1.313, Cerqueira César, São Paulo. A equipe estará localizada em frente à entrada da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)
Evento Gratuito
 

Salvador
Data: 27 de fevereiro de 2023
Horário: das 8h às 17h
Local: Shopping Tricenter - Av. Antônio Carlos Magalhães, 1034, Itaigara, Salvador. A equipe estará localizada na entrada principal do prédio Tropical Center
Evento Gratuito
 

Ribeirão Preto
Data: 27 de fevereiro de 2023
Horário: das 8h às 17h
Local: Praça XV de Novembro, s/n, Centro, Ribeirão Preto. A equipe estará localizada em frente à loja Americanas
Evento Gratuito



Sobre a anosmia

A anosmia e a hiposmia caracterizam-se pela ausência total ou parcial do olfato, respectivamente, e podem ser causadas por diversos fatores, como a infecção pelo coronavírus e a rinossinusite crônica com pólipos nasais1. 

A rinossinusite crônica, popularmente chamada de sinusite, está entre as causas da anosmia e o distúrbio do olfato é um dos sintomas para o diagnóstico, especialmente a com pólipos nasais. A doença é caracterizada pela inflamação da mucosa do nariz e dos seios da face e apresenta sintomas como congestão e secreção nasal, perda do olfato, dor na face, tosse, entre outros. Somente em São Paulo, aproximadamente 5,5% da população convive com o problema, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo2. A rinossinusite crônica com pólipo nasal é considerada um subtipo dessa doença.
  
Como o olfato está diretamente ligado ao paladar, quem tem anosmia pode até sentir gostos -- como doce, ácido, salgado ou amargo -- mas o sabor, que nos ajuda a identificar qual alimento estamos comendo, fica comprometido, afetando o apetite e o prazer com a alimentação1. E tem mais: experiências importantes como apreciar novas comidas ou sentir um perfume também são prejudicadas. A segurança é outra questão: o olfato ajuda a detectar perigos ambientais, como alimentos estragados, fumaça, cheiro de gás e de vapores químicos1, por exemplo.

  

Sanofi 



Referências 

1 - Palheta Neto, Francisco Xavier et al. Anormalidades sensoriais: olfato e paladar. Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia, v. 15, p. 350-358, 2011. Disponível em: <Link>.
2 - Pilan RR, Pinna FR, Bezerra TF, etal. Prevalence of chronic rhinossinusitis in Sao Paulo. Rhinology. 2012;50(2):129-138.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados