Empatia,
humanização, resiliência, autogestão, inovação; com as mudanças tecnológicas, o mercado exige a
atualização dos líderes; especialista lista as principais qualidades esperadas
O exercício da
liderança é um dos papéis que mais vem crescendo sob o ponto de vista do
protagonismo no mundo dos negócios. A pandemia impactou a forma de liderar ou
fez repensar o estilo de liderança de 71% dos respondentes, segundo pesquisa do
Fórum CEO Amcham. O mundo dos negócios tem provocado muitas mudanças nos
estilos de liderança, passando desde o “líder autoritário” (desejo de “mandar”)
até o “líder inspirador” (desejo por compartilhar e desenvolver).
Com tantas
responsabilidades, um bom líder se organiza e encontra as melhores fontes para
tocar seu trabalho e ter isso de base para criar um planejamento. De acordo com
o especialista em liderança e doutor pela Harvard Business School, Ram Charan,
ser um bom líder significa dedicar 40% de seu tempo aos colaboradores.
Mas quais
características um líder deve ter ou desenvolver para manter uma boa liderança?
Abaixo, a Vice-Presidente da BNI Brasil - Business Network International - a maior e
mais bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo, Mara Lemes
Martins, lista 5 competências necessárias. Confira:
1-
Prezar pela humanização: é
necessário entender e compreender o que o colaborador está passando na vida
pessoal e profissional. Isso porque, as duas precisam estar alinhadas com o
mesmo propósito. Além disso, ele precisa saber que está lidando com pessoas e
não com objetos. “Pessoas felizes produzem mais, de acordo com uma pesquisa
realizada pela Sodexo Benefícios e Incentivos, 53,8% dos brasileiros acreditam
que seu propósito de vida está conectado com seu trabalho atual. A
responsabilidade de um líder é engajar e engajar o seu colaborador a não
desmotivar”, explica Mara.
2-
Investir no espírito de equipe: de
acordo com uma pesquisa divulgada pela The Adler Group, cerca de 85% das
oportunidades de trabalho são preenchidas através de indicações vindas de
contatos, provando o valor de desenvolver um trabalho em equipe adequado.
Por isso, assim
como saber liderar e ter ideais de humanização, um gestor também deve ter
espírito de equipe e saber delegar funções. “Existem pessoas que sabem realizar
todo o trabalho e preferem concentrar tudo em suas mãos, porém é necessário
investir em colaboradores, com funções específicas, para que eles ajudem no
desenvolvimento de atividades e melhorem os resultados da empresa. Cada um pode
agregar de alguma forma para que a corporação cresça”, salienta.
3 -
Autogestão e Resiliência: essa soft skill não
é apenas importante para o líder, mas também para o colaborador que queira
crescer dentro de uma empresa. “Saber controlar a sua própria gestão é uma
habilidade não técnica mega necessária nos dias atuais, ainda mais pensando no
mundo digital, onde cada vez mais as pessoas estão trabalhando home office. Um
líder necessita ter essa característica e ainda apostar em pessoas que também
tenham - pensando no bem-estar e desenvolvimento da corporação”, comenta
Mara.
O que mais existe
no mundo da liderança são problemas, e eles aparecem em todo momento. “Por
isso, é preciso ter resiliência para poder tomar as decisões com calma, sem
impulsividade e não prejudicar a empresa. Saber agir sobre a pressão de um
problema é de extrema importância para o perfil de liderança”, diz Mara
Leme.
4 -
Planejamento e sede de conhecimento: saber
incluir prazos e definir bem as suas atividades, bem como as atividades da
equipe, é uma característica de extrema importância para aqueles que desejam
ter uma boa liderança. “Desenvolver as tarefas de forma objetiva faz com que se
torne possível gerar resultados mensuráveis, criando um controle maior sobre o
seu projeto", diz Mara.
Existe uma forte
opinião hoje em dia de que não é mais necessário estudo para liderar. E com a
chegada da internet, ganhar dinheiro online realmente se tornou uma opção para
muitos jovens. Mas é preciso lembrar que as pessoas podem tirar tudo de você,
menos o conhecimento. “Por isso, ter vontade de estudar, investir em cursos é
sempre importante para seu crescimento e também o da sua empresa. Aprender
nunca é demais”, complementa Mara.
5 -
Inovação e autoconfiança: além
de pensar em cursos para melhorar o autoconhecimento, o líder também deve ter
uma mente inovadora, ou seja, estar sempre pensando em ideias e melhorias para
a corporação. “E isso vale também para ideias que melhorem a estrutura física
da empresa, ou até em medidas para beneficiar um colaborador”, salienta.
A autoconfiança é
uma soft skill necessária para o líder saber que é capaz de
enfrentar qualquer dilema que vier em sua jornada de gestão. “Quanto mais
confiante, se torna cada vez mais possível racionalizar as tomadas de decisões.
Se você é inseguro, se afunda nos problemas e triplica os gargalos de uma
corporação”, explica Leme.
O líder precisa
cumprir com uma agenda de tarefas, ele, geralmente, tem muitas
responsabilidades em suas mãos, e tudo isso requer um comprometimento sério com
todos os afazeres. “Além disso, ele deve servir como um exemplo para quem
trabalha no local”, finaliza Mara.
BNI - organização
de networking de negócios.
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