Já parou para
pensar, o que vem a sua cabeça quando ouve a palavra “menopausa”?
É preciso atualizar essa visão urgente. Como todos os demais temas exclusivos da vivência feminina e de homens trans, a menopausa ainda é um tabu e infelizmente fazer cara de paisagem não altera a realidade, os países mais desenvolvidos em paralelo com o mundo corporativo, já estão se ocupando do tema.
A biografia
hormonal das mulheres é marcada por mudanças naturais, assim como passamos pela
puberdade, vivenciamos (se tudo der certo), o climatério.
Segundo a OMS, 70% das mulheres chegam ao climatério sem informações
suficientes para entender o que está acontecendo e como/onde buscar ajuda.
Os sintomas do climatério impactam na qualidade de vida, nas
relações pessoais e de trabalho, são mais de sintomas físicos e mentais, desde
os mais conhecidos, como “calorões”, até os esquecimentos.
Relação do climatério no trabalho.
Assim como a maternidade, o climatério não pode ser visto como um
empecilho para a vida profissional. Com informação, suporte e acesso aos
serviços de saúde, é possível gerenciar esta etapa. A chegada da menopausa
marca o fim da vida reprodutiva, não da vida produtiva e aqui chegamos na
conexão entre climatério e trabalho.
Empresas cientes
de seu papel na promoção da saúde e bem-estar das suas colaboradoras e atentas
para questões como equidade de gênero, etarismo e manutenção de talentos vão
entender a equação sem problemas, o tema começa a ganhar espaço no Brasil.
Algumas dicas
importantes para desmistificar o assunto é compartilhar informações sobre os
sintomas do climatério nos canais internos de comunicação da empresa; promover
palestras com profissionais especializados no tema; e até mesmo incluir o Dia
Internacional da Menopausa, 18 de Outubro, no calendário de ações corporativo.
Além disso, as organizações podem agir
com suporte importante para essas colaboradoras, com o ajuste da política de
RH; capacitação de pessoas em cargos de liderança para entender o contexto e
saber como oferecer apoio, com profissionais especializados no tema.
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