Pesquisar no Blog

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Novembro Azul: incontinência e alterações na urina podem estar relacionadas ao câncer de próstata

No mês de conscientização do cuidado com a saúde masculina, é importante lembrar que quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a chance de cura


De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e da Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, isto significa que, a cada 38 minutos devido à doença, um homem morre no Brasil. Até o final de 2022, estima-se que haverá cerca de 65.840 novos casos de câncer de próstata. 

A campanha “Novembro Azul” tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Além disso, a ação traz um alerta que visa promover uma mudança nos hábitos masculinos, mostrando a importância da realização de consultas e de exames de rotina. É indispensável que os homens tenham atenção na saúde integralmente e não somente em novembro, ter um resultado precoce e investigar doenças que por sua vez, podem estar presentes, porém de forma silenciosa. 

Muitas pessoas não sabem, mas é preciso prestar atenção em alguns sintomas, que podem ser alertas no diagnóstico do câncer de próstata. Como:

·         Dificuldade de urinar;

·         Diminuição do jato urinário;

·         Necessidade de urinar mais vezes durante a noite ou dia;

·         Sangue na urina;

·         Sensação de esvaziamento incompleto;

 

“Diferente da mulher, o homem só vai apresentar incontinência urinária após intervenção relacionada à próstata como na prostatectomia radial ou nas Ressecção Transuretral da próstata (RTU de próstata), que é menos frequente. A incontinência urinária pós-intervenção da retirada da próstata também é passível de tratamento de modo conservador com treinamento da musculatura de assoalho pélvico”, explica Michele Brajão, enfermeira estomaterapeuta e coordenadora da clínica ConvaCare.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, quase um terço (31%) dos homens brasileiros não têm o hábito de ir aos serviços de saúde para fazer check-up e buscar auxílio na prevenção de doenças. Esse é um número muito alto, por isso, é preciso alertar sobre a importância de procurar um médico ao menos uma vez ao ano.

 

Fazer os exames de rotina é sempre o melhor caminho, já que na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresentam sintomas, tendo em vista que o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa. Afinal, quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a chance de cura.


 

O diagnóstico

 

De acordo com o INCA, o diagnóstico é realizado a partir do exame de sangue (PSA) e do toque retal, e é recomendado a partir dos 45 anos ou aos 40 anos para os afrodescendentes e para quem tem histórico de câncer de próstata na família. O tratamento será definido após a confirmação do tumor pela biópsia.  

Ainda assim, o câncer de próstata diagnosticado precocemente representa 95% de chance de cura. Outro aspecto, são as campanhas que trazem um alerta a todos os homens, esposas, filhos, irmãos para a lembrar seus entes queridos que é importante uma consulta anual com um urologista.


ConvaCare

 https://clinicaconvacare.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados