Direitos incluem maior tempo para fazer
a prova, auxiliares para ajudar na leitura dos textos e critérios específicos
para a correção da redação
Em menos de duas semanas serão aplicadas as provas do Exame
Nacional do Ensino Médio -- ENEM, considerada a principal porta de entrada para
universidades públicas e privadas do país.
Em 2022, as provas estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia, os estudantes terão cinco horas e meia para responder 90 questões das provas de Linguagens e Ciências Humanas, além de escrever a redação. Já no segundo dia, serão cinco horas para concluir as provas de Ciências da Natureza e Matemática.
Pessoas com Dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) terão atendimento especializado assegurado pela Política de Acessibilidade e Inclusão do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que organiza o Exame e garante o direito a tempo adicional de 1h30 para a realização das provas, entre outros benefícios.
As pessoas com Dislexia também podem contar com um auxiliar para
ajudar na leitura dos textos, além do auxílio para transcrever as respostas das
provas objetivas.
Critérios para a redação
Elaborada pela Diretoria de Avaliação da Educação Básica (DAEB), a cartilha do participante também assegura a adoção de critérios específicos de avaliação que considerem questões linguísticas relacionadas à dislexia durante a correção da redação.
Juliana Amorina, presidente do Instituto ABCD reforça que a
conduta é um avanço: “Considerar as características linguísticas da dislexia no
processo de correção da redação é um grande passo para garantir equidade na na
prova. As habilidades e os talentos da pessoa com dislexia serão alcançados
somente se reconhecermos suas dificuldades, eliminarmos as barreiras e
cooperarmos para a construção de um ambiente mais justo e acolhedor."
Habilidades
Transtorno específico de aprendizagem de origem
neurobiológica, a dislexia é caracterizada pela dificuldade no reconhecimento
preciso das palavras, pela baixa habilidade de decodificação e soletração.
As dificuldades
geralmente derivam de um déficit no componente fonológico da linguagem, muitas
vezes surpreendente quando comparado a outras habilidades cognitivas e ao
acesso à aprendizagem. Consequências secundárias podem incluir dificuldades na
compreensão de texto e pouca experiência de leitura, o que impede
o desenvolvimento do vocabulário e do conhecimento geral
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