O mundo parou para assistir um inimigo invisível, que carregava consigo uma arma, também invisível, mas tão letal quanto aos mísseis mais visíveis. O coronavírus, propagado mundialmente, levou embora muitas vidas, devastou famílias, e deixou lições para nós que ficamos. Vacina e máscara são as principais proteções contra a covid-19.
Pegando um gancho nessa pandemia, com todas as mudanças de hábitos que fomos obrigados a nos adaptar, o uso de máscaras veio para ficar. Muitos ainda a utilizam mesmo sem a recomendação das autoridades, que, por meio dos baixos índices de contágio, decretaram o uso facultativo da proteção facial.
No entanto, para algumas profissões e atividades, o uso de máscaras respiratórias segue obrigatória, em virtude da segurança que a mesma proporciona ao profissional e a quem está ao seu lado. Profissionais de saúde fazem uso do equipamento por uma questão óbvia, a fim de não transmitir a um paciente partículas que venham a contaminá-lo, e também não se contaminarem, pois nesses ambientes há uma alta taxa de circulação de vírus e bactérias.
Já na mineração, o uso de proteção respiratória é
tanto fundamental como obrigatória, sendo um dos itens que compõem a EPI -
Equipamento de Proteção Individual. Esse kit de proteção é composto de
capacete, máscara facial, óculos de proteção, luvas, entre outros itens
essenciais.
A extração de minérios, bem como a britagem (operação que fragmenta o material), levam à liberação de poeira mineral. Com isso, partículas finas ficam suspensas no ar, podendo colocar em risco os trabalhadores. Desse modo, o uso de máscara respiratória faz bem o seu papel, pois, se tais agentes forem aspirados, desencadeiam sérios problemas respiratórios.
Elas servem para filtrar o ar e retêm grande parte dessas finas partículas suspensas. Dessa forma, evita-se a contaminação dos trabalhadores, reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas, prevenindo o agravamento de doenças já existentes e, consequentemente, diminuindo o número de afastamentos.
Além da comprovada importância do uso e benefício da máscara no setor de mineração durante as atividades desempenhadas, requer-se especial atenção também no modo de higiene e armazenamento desta, que deverá estar em local livre da presença de poeira ou produtos químicos.
Em caso de contato ou percepção de cheiro de qualquer substância química, o equipamento deverá ser trocado, assim como nos casos em que o trabalhador tiver dificuldades para respirar utilizando a máscara de proteção.
A NR-22 visa garantir a saúde e segurança de todos os trabalhadores durante o trabalho realizado, obrigando que empresas forneçam e monitorem o uso da máscara e outros equipamentos e medidas de proteção individual e coletivo durante o expediente.
No entanto, muitos funcionários ainda resistem em
cumprir tais exigências, mesmo com a obrigatoriedade. O processo de
conscientização de todos para o eficaz cumprimento de tais normas e utilização
correta e contínua da máscara propiciarão saúde e bem-estar a todos, diminuindo
os riscos do ambiente de trabalho.
J.A.Puppio - empresário e autor do livro
“Impossível é o que não se tentou”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário