A Food and Drug Administration (FDA) emitiu uma nota de alerta relacionada a próteses de silicone. Segundo à agência reguladora norte-americana, alguns tipos de cânceres podem se desenvolver na cápsula ao redor dos implantes mamários.
Os dados ainda são limitados e os casos associados raros, porém, o alerta foi emitido com o objetivo de conscientizar sobre o possível desenvolvimento da doença no momento de optar por colocar ou não um implante mamário de silicone. Os sintomas nos casos relatados nos Estados Unidos são inchaço, dor, nodulações e alterações na pele.Segundo o cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a FDA buscou, com esse comunicado, ajudar os cirurgiões plásticos a reconhecer o Carcinoma de Células Escamosas Associado ao Implante de Mama (BIA-SCC) como uma doença distinta e complicação de longo prazo dos implantes mamários.
“A nota do FDA foi apenas um alerta para a sociedade e conscientização dos médicos e pacientes sobre a existência das doenças, mesmo que raras, e não uma recomendação para não se usar mais implantes mamários. Uma informação que pode pesar na hora de decidir pela cirurgia”, comenta Dr. Amato.
Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral,
Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro
Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade
Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de
Cirurgiões Plásticos (ASPS).
Nenhum comentário:
Postar um comentário