Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de setembro de 2022

FDA solta alerta sobre casos de cânceres por uso de prótese de silicone

A Food and Drug Administration (FDA) emitiu uma nota de alerta relacionada a próteses de silicone. Segundo à agência reguladora norte-americana, alguns tipos de cânceres podem se desenvolver na cápsula ao redor dos implantes mamários.

Os dados ainda são limitados e os casos associados raros, porém, o alerta foi emitido com o objetivo de conscientizar sobre o possível desenvolvimento da doença no momento de optar por colocar ou não um implante mamário de silicone. Os sintomas nos casos relatados nos Estados Unidos são inchaço, dor, nodulações e alterações na pele.

Segundo o cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) a FDA buscou, com esse comunicado, ajudar os cirurgiões plásticos a reconhecer o Carcinoma de Células Escamosas Associado ao Implante de Mama (BIA-SCC) como uma doença distinta e complicação de longo prazo dos implantes mamários.

“A nota do FDA foi apenas um alerta para a sociedade e conscientização dos médicos e pacientes sobre a existência das doenças, mesmo que raras, e não uma recomendação para não se usar mais implantes mamários. Uma informação que pode pesar na hora de decidir pela cirurgia”, comenta Dr. Amato.

 

Dr. Fernando C. M. Amato Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

https://plastico.pro/

www.amato.com.br

https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados