Fatores socioemocionais impactam no presente e no futuro dos alunos
Pense em uma escola em que, além dos problemas matemáticos, os
professores ensinassem seus alunos a resolverem conflitos da "vida
real" e a terem sucesso nela.
Parece difícil de acreditar, mas segundo a metodologia Líder
em Mim, utilizada nas maiores instituições de ensino no mundo, as matérias básicas
do currículo escolar não são o suficiente e é preciso educar as crianças por
completo, ensinando valores como criatividade, colaboração, como lidar com
outras pessoas e responsabilidade, entre outras habilidades socioemocionais,
para que isso seja possível.
O programa foi desenvolvido pela Franklin Covey Co., nos Estados
Unidos, baseado no consagrado livro “Os 7 hábitos de pessoas altamente
eficazes” e adaptado à realidade brasileira.“Em poucas palavras, o Líder em Mim
incentiva os alunos a acharem seus próprios dons e destaca que cada criança é
um líder em potencial. Acreditamos firmemente nisso”, conta Harold Walker,
mantenedor da Escola Cristã Jundiaí, recém certificada como Escola Farol pela
Franklin Covey.
Existem sete passos básicos instigados em sala que são os
“pilares” do método e criam uma linguagem comum, facilitando a comunicação
entre alunos e professores:
Hábito 1: seja proativo
Hábito 2: comece com o objetivo em mente
Hábito 3: faça primeiro o mais importante
Hábito 4: pense ganha-ganha (ou seja, o aluno precisa resolver
possíveis conflitos de forma que ambas as partes saiam ganhando)
Hábito 5: procure primeiro compreender, depois ser compreendido
Hábito 6: crie sinergia
Hábito 7: afine o instrumento (ache um equilíbrio entre corpo,
cérebro, coração e alma)
De acordo com a diretora do colégio, Rosângela Jayme, a metodologia também é um instrumento de inclusão entre os estudantes. “Crianças com dificuldade de aprendizagem, autismo, ou muito tímidas, por exemplo, costumam se identificar com o método, em especial, porque os professores são instigados à parceria, descobrindo juntos em quais aspectos os alunos mais se destacam, criando incentivos”, explica.
O programa Líder em Mim está
presente em cerca de 3.500 escolas em mais de 50 países ao redor do planeta,
desenvolvendo as habilidades fundamentais para enfrentar os desafios do século
XXI. Cada vez mais os alunos se tornam proativos, empáticos, organizados e
aprendem a trabalhar em grupo, além de construir e manter relações
interpessoais saudáveis. A liderança exercida de dentro para fora é o principal
objetivo.
ESCOLA
CRISTÃ JUNDIAÍ
Nenhum comentário:
Postar um comentário