Empresas se deparam com o desafio de trazer os colaboradores de volta à
atividade presencial, e nem o modelo de trabalho híbrido tem atraído as equipes
Empresas de diversos setores, diante do
arrefecimento da pandemia, estão buscando retomar as atividades presenciais,
pelo menos parcialmente, no chamado modelo de trabalho híbrido. Contudo, elas
estão se deparando, em muitos casos, com a resistência dos times em voltar ao
escritório, mesmo que seja para trabalhar dois ou três dias por semana na
empresa.
Embora o trabalho híbrido seja apontado
como o modelo que será abraçado de forma permanente pelas empresas -- como
indica pesquisa realizada pela consultoria Robert
Half, de recrutamento especializado, segundo a qual 95% dos executivos
acreditam neste formato híbrido --, o fato é que os funcionários não estão
comparecendo, com a frequência esperada, aos escritórios, levando as companhias
a buscarem alternativas para engajá-los nesse sentido.
“O sistema híbrido de trabalho é o que
se mostrou o mais equilibrado para as empresas, por possibilitar ao colaborador
mais qualidade de vida, ao mesmo tempo que possibilita o contato com a vida na
empresa. Contudo, temos constatado que muitos funcionários não estão dispostos
a retornar ao trabalho, mesmo que de forma híbrida”, afirma Jean Patrick, CEO e
founder head coach do Instituto Jean Patrick. “No
entanto, as empresas e os colaboradores precisam se preparar para o modelo
híbrido e para isso, é importante que a empresa crie novos canais de
comunicação entre os gestores e os funcionários”, recomenda.
Um dos grandes problemas que Jean
Patrick identifica nas empresas é que os líderes, em geral, usam uma abordagem
única para falar com as pessoas, sem considerar as particularidades e o perfil
de cada uma delas. “Isso deve ser levado em conta com relação à adaptação de
cada colaborador e a sua maneira de se integrar ao modelo híbrido de trabalho.
É importante que a liderança compreenda isso”, observa o master coach.
Entre os problemas de se manter um formato estritamente de home office, em sua avaliação, está o desafio de promover a adaptação e integração dos colaboradores à cultura da companhia -- destacadamente aqueles que foram contratados durante a pandemia, para trabalhar à distância -, a necessidade de se buscar formas de interação entre as equipes e de se criar novos canais de comunicação, que ajudem a engajar os profissionais. “Mais do que nunca, tornou-se fundamental o engajamento dos colaboradores com os rumos do negócio, pois eles precisam se sentir parte dele e desejar estar ao lado dos colegas na construção do futuro da empresa, e isso só é possível com a integração das equipes”, complementa Jean Patrick.
Jean Patrick - Com mais de 20 anos na área de
treinamento e 11 mil horas de sessões, Jean Patrick é um profissional com ampla
especialização na área, com certificado em treinamento comportamental e
internacionais na área de Master Coach e Master Practitioner em PNL, MBA em
gestão empresarial, além de atuar como palestrante internacional e ser autor de
dois livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário