Depois de muito tempo com restrições devido Covid-19, o retorno ao presencial vem ocorrendo aos poucos, comunicação no trabalho precisa estar alinhada, para evitar ruídos
Em
2020 o mundo precisou lidar com um grande problema: a pandemia de coronavírus.
Isso implicou em diversas mudanças na rotina das pessoas, como isolamento
social, trabalho em casa e formas diferentes de se divertir, mas algo que
também precisou se adequar foi a comunicação. Se antes estávamos acostumados a
nos comunicar de uma maneira , depois disso tudo precisou mudar.
“No momento da pandemia, tivemos que lidar com mudanças
de diversas formas, e na comunicação não foi diferente. As reuniões,
congressos, palestras, tudo isso precisou ser feito virtualmente e dentro de
casa, o que não era de conhecimento de boa parte da população, e se adaptar a
essa mudança não tem sido fácil. Porém, depois de 2 anos, estamos nos
acostumando com essa nova forma de se comunicar”, comenta Larissa Elmôr Silva,
Consultora em Comunicação Humana.
Após essa adaptação que as pessoas precisaram passar,
agora é a vez de outro choque de realidade: o retorno ao trabalho presencial ou
ao trabalho híbrido. Com a vacinação em níveis altos, e a retirada de medidas
de prevenção ao contágio do coronavírus, muitas empresas estão voltando a
trabalhar em seus escritórios.
Para esse retorno, a especialista em Comunicação Humana e
mestre em Psicologia pela USP e em Desenvolvimento de Recursos Humanos &
Consultoria pela Birkbeck University of London, Larissa Elmôr Silva, preparou
três dicas para que esse retorno seja melhor para todos.
Acolhimento
Durante todo o período em que as pessoas precisam ficar
isoladas, diversas dificuldades e problemas pessoais precisam ser enfrentados.
Muitos profissionais voltarão diferentes de antes da pandemia. O cuidado com a
saúde e a possibilidade real de estarem vivendo a síndrome pós-covid (com
sintomas como falhas de memória, dores, cansaço excessivo, falta de ar,
problemas de concentração, dentre outros), luto pela perda de familiares e
amigos, transtornos mentais (como depressão, transtorno de ansiedade,
transtorno do pânico, etc), o distanciamento dos colegas de trabalho e da
família distante, além de todas as notícias que estavam ao redor da pessoa
durante este momento.
Por isso é importante profissionais e líderes
proporcionarem um ambiente acolhedor neste momento de retorno da equipe,
procurando escutar e compreender como foram esses anos, além de fornecer o
melhor apoio individual l Desta forma, cada profissional poderá se sentir ainda
mais à vontade para se comunicar da forma mais assertiva e transparente no
ambiente de trabalho.
Alinhar a comunicação da equipe
Outro problema que surgiu durante a pandemia foi como a
equipe e líderes iriam se comunicar durante o isolamento. A grande parte optou
por reuniões virtuais , e grupos em aplicativos de mensagens, e com isso um
novo hábito foi criado.
Então é fundamental que neste novo retorno, a comunicação
interna seja realinhada com a equipe : como pas reuniões e definições vão
ocorrer na prática, qual a forma mais estratégica da equipe comunicar e alinhar
internamente as informações e como comunicar, de forma efetiva, essas mesmas
informações aos clientes e profissionais externos à empresa, tudo para que não
haja ruídos na comunicação e impacto no sucesso das transações, vendas de
produtos ou dos serviços prestados
Contato Social
Por último, mas não menos importante, o contato social.
Foram anos de total isolamento, sendo que muitas pessoas não viam seus colegas
há muito tempo; novos contratados não passaram pelo processo de integração
presencial na empresa e atualmente só conhecem seus colegas de trabalho pela
internet, por meio de troca de mensagens em grupos e chamadas de vídeo ou call.
Então nesta volta, é muito importante que profissionais e líderes ofereçam
espaços abertos de conversas e trocas de experiências, para que haja
oportunidade concreta das pessoas conhecerem seus parceiros de trabalho de uma
forma verdadeira.
Eventos de confraternização como uma reunião de
boas-vindas, um café da manhã ou da tarde organizado pela empresa, um almoço da
equipe ou uma outra forma de reunir todo o time, pode não somente favorecer
novas oportunidades de comunicação empática, mas principalmente de
potencializar a criação de novos laços e do fortalecimento das relações
profissionais e pessoais de todos os envolvidos no processo.
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