Plataforma De Criança Para Criança desenvolve vídeos sobre o tema para despertar o interesse, a criatividade, promover inclusão e respeito à diversidade
A
imigração no Brasil cresceu 24,4% em dez anos, aumento provocado principalmente
pelo fluxo de venezuelanos, haitianos e colombianos, conforme dados do
Ministério da Justiça e Segurança Pública. No dia 25 de junho, o País celebra o
Dia do Imigrante, em homenagem aos povos que contribuíram e continuam
contribuindo para o desenvolvimento nacional. A plataforma de educação De
Criança Para Criança produziu uma série de vídeos sobre o tema, elaborados
pelos próprios alunos.
Segundo
o professor da plataforma De Criança Para Criança, José Francisco Aparecido,
especialista em estudos contemporâneos, diversas datas comemorativas são
trabalhadas nas escolas no decorrer do ano letivo. Ele explicou que os projetos
são idealizados pela equipe pedagógica na intenção de os professores orientarem
os seus alunos na produção de conteúdos ricos em criatividade e em novos
conhecimentos.
A
Startup De Criança Para Criança promove novas metodologias de educação híbrida
para escolas de todo o mundo. Um dos principais projetos da Startup é a
metodologia “Criando Juntos”, em que os alunos, sob a mentoria do professor,
criam histórias, desenham e narram essas histórias, que podem ser baseadas nos
conteúdos propostos pelas áreas do conhecimento como geografia, matemática,
ciências etc. Professor e alunos enviam o material (história, desenhos e
narração) pelo celular, através da plataforma colaborativa desenvolvida pelo De
Criança Para Criança, para que a equipe do programa produza desenhos animados.
“Percebemos
que Dia do Imigrante é um tema pouco explorado nas escolas, esse conteúdo
geralmente está intrínseco no material didático de alguns segmentos. Nesse
sentido, trabalhamos a temática do dia 25 de junho, data oficialmente
homologada em novembro de 1957, para abordar, independentemente da faixa
etária, a importância da influência de milhares de pessoas de diferentes partes
do mundo na formação do nosso País, o que contribuiu na construção da nossa
identidade”, afirmou.
Ao
trabalhar o tema imigração nas escolas, os alunos adquirem conhecimentos sobre
a diversidade e pluralidade cultural presentes na sociedade brasileira e
aprendem a respeitar as diferenças. “A plataforma De Criança Para Criança propicia
aos educadores e estudantes uma metodologia eficaz no trabalho de temas
relevantes, como a imigração”, disse.
O
contato direto com as informações, contexto histórico e cultural dos diferentes
povos ministrados pelos professores, e as dezenas de histórias disponíveis no
acervo da EncicloKids, contribui pedagogicamente para a visão de mundo dos
alunos, de acordo com o educador. “A própria sala de aula representa essa
diversidade. A utilização das ferramentas oferecidas pelo DCPC desperta novos
saberes, beneficiando diretamente o potencial criativo de cada estudante”,
comentou.
Os
conteúdos dos vídeos são criados pelas próprias crianças, que contam a história
tendo como repertório as discussões realizadas em sala de aula, permitindo uma
narrativa repleta de sentimentos. “O educador atua para permitir que seus
alunos criem, pratiquem a empatia e vivenciem o real protagonismo como autores
da sua história e daqueles ao seu redor”, afirmou o professor.
Segundo
o estudo divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, o número de
estudantes imigrantes matriculados na rede básica de ensino no Brasil passou de
41.916 em 2010 para 122.900 em 2020.
O
Relatório Mundial sobre Migração 2022 das Nações Unidas aponta que em 2021
havia 281 milhões de migrantes internacionais, 3,6 % da população global. O
estudo revela que as restrições para conter a Covid-19 afetaram a mobilidade,
mas não impediram o movimento entre os países. O relatório apresenta o Brasil
como modelo por conceder vistos humanitários a muitos refugiados e
migrantes.
Confira
os vídeos
A
Imigração
https://www.youtube.com/watch?v=vUqzlSnyBVU
Lembranças
Japonesas
https://www.youtube.com/watch?v=iZ9jKxUI9-8
Como
Era no Tempo do Café
https://www.youtube.com/watch?v=9vmbg0jBGZs
Sobre
o De Criança para Criança
O
programa De Criança para Criança oferece um leque de metodologias de educação
híbrida para escolas de todo o mundo. Do futuro para a escola, a proposta da
Startup é oferecer às crianças a oportunidade de serem protagonistas,
colocando-as no centro da aprendizagem. Através de uma metodologia chamada
"Criando Juntos", os professores são orientados a serem mediadores,
fazendo com que os próprios alunos desenvolvam conhecimento sobre temáticas
diversas. A partir de discussões, constroem coletivamente histórias, fazem desenhos
e gravam locuções relativas às narrativas criadas, que, enviadas através de uma
plataforma colaborativa, serão transformados em desenhos animados feitos pelo
De Criança Para Criança, expandindo os horizontes educacionais.
https://www.decriancaparacrianca.com.br/pt/
https://www.instagram.com/decriancaparacrianca/
https://www.youtube.com/user/decriancaparacrianca
https://www.facebook.com/DeCriancaParaCrianca/
José
Francisco Aparecido - Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, é
especialista em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, doutorando
em Ciências da Educação e pesquisador em Estudos da Criança em Portugal.
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