Pesquisar no Blog

terça-feira, 5 de abril de 2022

6 dicas essenciais para planejar sua aposentadoria!

Istock
É preciso disciplina e planejamento para garantir mais segurança no futuro


 

 

O mercado de trabalho está mudado, principalmente depois da recente reforma trabalhista. Empreender, trabalhar como autônomo ou por meio de contrato de trabalho é uma realidade para muitas pessoas, que não sabem exatamente com que recurso contar, caso queiram ou precisem se aposentar no futuro. A dica principal é: planejamento. Com o custo de vida nas alturas, é muito difícil reservar algum valor para planejar a aposentadoria, e é aí que entra a segunda palavra-chave necessária para ter um pouco mais de tranquilidade no futuro: disciplina.

 

1 - Planejamento


Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), com o Banco Central (BC), aponta que 41% dos brasileiros se preocupam com a aposentadoria, enquanto 59% não fazem nenhum planejamento para esse momento. As legendas de fotos das redes sociais dizem que “só se vive uma vez”, enaltecendo que a falta de planejamento na vida é uma atitude corajosa, dos que vivem intensamente. Mas para além da vida de propaganda de pasta de dente, é preciso planejar hoje, na vida real, para garantir o sorriso de amanhã também.  

A pandemia de Covid-19 mostrou que planejar o dia de amanhã é uma urgência, já que tudo pode mudar completamente de uma hora para outra. Quando se fala em aposentadoria, é preciso ter em mente que ela pode vir antes do que se imagina. É fato que, com a mudança trabalhista, se aposentar ficou difícil, quase impossível para muita gente. Mas antes disso, é preciso se prevenir, com uma reserva de emergência, caso algum incidente lhe obrigue a se afastar do trabalho. Pensando nisso, elegemos 6 dicas que podem ser muito úteis para planejar sua aposentadoria.

 

2 - Comece hoje


Você deve estar se perguntando: por que não comecei isso logo? Quanto mais cedo começar, maior será o montante guardado no momento de necessidade, mas se ainda não começou a guardar o dinheiro da aposentadoria, comece hoje. Para planejar, é preciso colocar na ponta do lápis todos os gastos mensais e incluir a aposentadoria como prioridade, como água, luz e aluguel, por exemplo.

 

3 - Faça estimativas


Planejar a aposentadoria não é guardar o dinheiro que sobra todo mês, como muita gente pensa, e quando não sobra nada, não guarda nada. É calcular um valor mensal que deve ser destinado para a futura aposentadoria.  

É preciso calcular em quanto tempo você chegará a uma quantia confortável para se aposentar. Para estimar esse valor, é preciso que calcule todos os seus custos mensais, para saber qual é o seu gasto total. Por exemplo, se com R$ 5.000 você paga suas contas com folga, este é o valor que sua aposentadoria deve te proporcionar mensalmente no futuro.

 

4 - Não conte só com o INSS


O maior desespero do aposentado é continuar vivendo com uma renda muito menor do que está habituado, em uma época da vida em que os gastos com saúde são muito altos. Isso porque o padrão de vida cai drasticamente para quem depende da aposentadoria do INSS como única fonte de renda. A saída é complementar esse valor, e não contar apenas com isso para garantir o futuro. Em 2020, foram alteradas muitas regras da aposentadoria, como idade mínima, tempo de contribuição, contribuição mensal e cálculo da aposentadoria a ser recebida. Com isso, o saldo para o trabalhador ficou ainda pior.

 

5 - Invista em uma aposentadoria privada


Quem deve investir em uma aposentadoria privada? Todo mundo que puder. Mesmo que trabalhe de carteira assinada, é aconselhável investir em uma aposentadoria complementar, para garantir mais conforto financeiro no futuro. Para os autônomos, a aposentadoria privada deve ser levada a sério, como uma garantia de dias mais tranquilos. 

 

6 - Investimentos em longo prazo


Diante do nosso imediatismo, é complicado pensar em algo para longo prazo. Mas a aposentadoria é uma das coisas que, quanto mais deixamos para depois, menos teremos quando o depois chegar. Muitos bancos e instituições financeiras oferecem investimentos em renda fixa muito vantajosos, com baixos riscos, que podem trazer ótimos frutos em longo prazo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados