Ser responsável por funções administrativas de
extrema importância para o desempenho de um negócio. Ainda, cuidar de seus
lares, família e deveres domésticos. Assumir cada um desses papéis não é algo
fácil – muito menos, em conjunto. A escolha entre a carreira e a vida pessoal
foi um dilema comum para muitas mulheres. Mas, hoje, graças aos avanços
tecnológicos, desempenhar estas funções simultaneamente e, com a mesma
qualidade é mais que possível – inclusive, por meio do empreendedorismo na área
de consultoria.
A participação feminina no mercado de trabalho vem
sendo severamente impactada, principalmente durante a pandemia. Em um estudo
divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), este percentual
ficou em 45,8% no terceiro trimestre de 2020, o nível mais baixo desde 1990.
Dentre os diversos motivos influenciadores desse dano, a maior dificuldade em
conciliar a produtividade no trabalho com as responsabilidades domésticas se
agravou consideravelmente durante o isolamento social.
Estar 100% presente nessas atividades e, a todo
momento, é extremamente difícil – mas, não é mais motivo para que as mulheres
desistam de um dos lados. Os avanços tecnológicos no mercado de trabalho
abriram um leque enorme de possibilidades operacionais, que podem ser
desempenhadas remotamente e, com a mesma qualidade de maneira equilibrada.
Ainda, quando alinhadas ao desenvolvimento de softwares de gestão, permitem um
acompanhamento e controle mais assertivo sobre as tarefas, sem prejuízos no
final.
Mesmo em um cenário adverso, a participação
feminina no mercado de tecnologia cresceu significativamente nos últimos cinco
anos. Segundo dados divulgados pelo Caged, sua presença aumentou em 60%,
passando de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2020. As oportunidades que podem
encontrar no setor como consultoras são vastas e, não há exemplo mais clássico
dessa amplitude do que os cargos de gerenciamento de redes sociais. Com a
digitalização do mundo corporativo, o que não faltam são recursos que facilitem
o gerenciamento de tais plataformas, abrangendo as oportunidades de prestação
de serviços com metodologias diversas de marketing e atendimento ao consumidor.
No quesito prático, hoje não há mais a necessidade
de ter uma equipe completa interna, mas sim, a possibilidade de formar redes
colaborativas de trabalho – com uma maior flexibilidade para contratação de
profissionais externos, operando em conjunto para a entrega de determinado
serviço. Prova disso, é o segmento de consultoria com foco em RH e marketing,
intensamente impactado durante a pandemia pelas novas formas de gerenciar um
negócio à distância.
Os investimentos em treinamentos corporativos
digitais também foram intensamente buscados nos últimos anos, por sua maior
abrangência dentre os trabalhadores e, principalmente, facilidade de aplicação
para todos e custos reduzidos. Para as profissionais, a possibilidade de
transformar o conhecimento acumulado ao longo de sua carreira em treinamentos
de qualidade e comercializá-los para empresas e pessoas físicas, se torna mais
uma oportunidade de carreira empreendedora.
Deixar um cargo celetista pelo autônomo pode
parecer uma escolha perigosa – mas, capaz de trazer grandes frutos para aquelas
que desejam um caminho para equilibrar a carreira com uma maior qualidade de
vida. É preciso focar na continuidade profissional e, acima de tudo, utilizar
os enormes recursos tecnológicos a seu favor.
Letícia Araújo - Mestranda em Tecnologias Emergentes em
Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a aplicação e
gestão de treinamentos.
Treinar Mais
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