Empresas que participaram do programa Brasil Mais, em 2021, conquistaram resultados positivos em meio à Pandemia.
Não é novidade que a inovação pode ajudar pequenos negócios
a se reinventarem e conquistarem novos espaços no mercado. A pandemia da covid-19
deixou claro que pensar e fazer diferente pode garantir não só a sobrevivência,
mas também um aumento na produtividade. É nesse sentido que o Brasil Mais,
programa do governo federal em parceria com o Sebrae, está mudando a realidade de
300 mil famílias que trabalham nas empresas acompanhadas pela iniciativa.
Um levantamento feito pelo Sebrae aponta que, em média,
as empresas que participaram do programa conquistaram, entre abril e setembro
de 2021, um aumento de 43% na sua produtividade e 26% a mais no seu
faturamento. Desde o início das atividades do Brasil Mais, em novembro de 2020,
um total de 69 mil empresas foram atendidas.
Em Macapá (AP), a hamburgueria do empreendedor Thiago
Marques buscou a inovação para se diferenciar no mercado. Com um estilo único
na cidade, ele apostou em um atendimento mais personalizado, com a escolha do
pão e do ponto da carne, além de cervejas e chopps artesanais para conquistar a
clientela. Ao participar do Brasil
Mais, a empresa recebeu, gratuitamente, acompanhamento e
orientação de um Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae por quatro meses.
Durante esse período, o ALI fez um raio-X da situação do negócio para avaliar a
realidade da hamburgueria, e ajudou o empresário na construção e implantação de
um plano de inovação. Como resultado desse acompanhamento especializado, a
empresa contabilizou uma alta de 30% no faturamento, a partir de mudanças simples
que foram implementadas de forma rápida e com alto impacto. Thiago agora quer
diversificar a atuação no mercado e, além da hamburgueria, vai produzir
produtos voltados para supermercados.
Em Itaituba, no Pará, a empresária Zandria Arai também
conseguiu aumentar a produtividade da sua livraria gospel. Com a ajuda de um
Agente Local de Inovação (ALI), ela implementou ferramentas para melhorar a
competitividade do negócio. Além do site, a empresa começou a utilizar um
modelo de organização de estoque e um novo sistema operacional de lançamento de
entrada e saída de mercadorias. Com as inovações na gestão, a livraria alcançou
um resultado em torno de 30% maior no faturamento.
“O programa operacional não supria as minhas
necessidades. Quanto ao estoque, hoje tenho uma pessoa responsável por ele. Até
para fechar os pedidos ficou mais fácil. Minha experiência não poderia ter sido
melhor, pois através das ferramentas de inovação minha empresa conseguiu
destravar e alavancar as vendas. Nosso faturamento está crescente. A nossa
demanda está maior e a equipe está mais ativa, com metas diárias e cada um está
fazendo o seu melhor”, contou.
Participe do 9º Congresso Brasileiro de Inovação
Nos próximos dias 9 e 10 de março, o Sebrae, em parceria
com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), realiza o 9º Congresso
Brasileiro de Inovação da Indústria. Em formato híbrido, com transmissão
on-line e espaço presencial em São Paulo, a
iniciativa vai pensar e debater a inovação como a principal estratégia
de desenvolvimento sustentável dos negócios. A diversidade e a inclusão serão
temas discutidos nas atividades da programação e tidos como motores da
inovação. As inscrições são gratuitas.
A expectativa é que sejam reunidas mais de 10 mil
pessoas, tornando a iniciativa um dos maiores eventos do tipo do país. Além do
palco principal, o Congresso terá espaço para networking e apresentação de
experiências, mostra de tecnologia e lounges montados pelos realizadores (CNI,
SESI, SENAI, IEL e Sebrae) para workshops, sessões privativas com palestrantes
e atividades de mentoria com lideranças empresariais.
Para inscrições e mais informações, clique aqui
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