Pesquisar no Blog

domingo, 20 de março de 2022

Dia da felicidade: 4 dicas de atividades terapêuticas

Psicólogo cadastrado no Getninjas elenca atividades que trazem leveza e alegria ao dia a dia

  

No dia 20 de março é comemorado o Dia da Felicidade, data que visa ressaltar a importância da alegria na vida das pessoas. Em 2022, a comemoração ganha ainda mais importância por conta do cenário pandêmico, de crise econômica e sanitária mundial que impactam a saúde mental de muitos. Pensando em ajudar as pessoas a recuperarem um pouco da tranquilidade, o psicólogo Abel Antonio, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do país, selecionou algumas atividades terapêuticas que podem promover o bem-estar.
 

Escreva um diário:

Segundo o profissional, ter um diário ajuda a liberar emoções não expressas e diminui a tensão interna gerada em situações de conflito nas interações familiares, sociais e profissionais. Além disso, a atividade promove a capacidade de auto reflexão e a organização de pensamentos. A pessoa pode se sentir mais relaxada depois de colocar o que tem em mente no papel. Para adotar a prática, é indicado escolher o melhor horário para escrever e decidir sobre o que quer escrever.
 

Aprender a tocar um instrumento musical:

O aprendizado de um novo instrumento auxilia no controle da ansiedade e de pensamentos recorrentes. Isso acontece, pois a atividade faz com que a mente se concentre na coordenação motora integrada. Além disso, o estudo musical proporciona a sensação de triunfo e perseverança, já que conseguir tocar uma música mais complicada pode ser uma grande conquista e envolve disciplina.
 

Aprender outro idioma:

Assim como acontece no aprendizado de outras habilidades, o estudo de outro idioma melhora aspectos como memória, capacidade de atenção e de percepção. Além disso, para fugir do tédio, pode ser interessante ter um amigo virtual estrangeiro com quem conversar e treinar as habilidades de conversação.
 

Folhear álbuns antigos:

Reunir todos os moradores da casa para rever álbuns antigos pode ser uma atividade desestressante e divertida. Segundo Abel, a atividade nostálgica remete à vários momentos da vida e acaba sendo um exercício de memória e de resgate da história e da identidade individual e coletiva. Para o profissional, revisitar essas emoções pode trazer sensações alegres e reconfortantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados