Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Pergunte ao especialista: médicos da Doctoralia respondem a seis perguntas mais frequentes entre os usuários

Somente em 2021, foram recebidas mais de 96 mil perguntas totalizando mais de 500 mil questões e 720 mil respostas.

 

Ao sentir algo fora do normal em relação à saúde, é comum que muitas pessoas busquem informações na internet sobre determinado sintoma, doença ou algum assunto que gere vergonha e desconforto. Somente em 2021, na página Pergunte ao Especialista, um espaço gratuito para perguntas anônimas sobre saúde, que são respondidas pelos especialistas da Doctoralia, foram recebidas mais de 96 mil questões. 

As respostas mais acessadas em 2021 estão relacionadas à sexualidade e Covid-19. Com o objetivo de sanar as principais dúvidas da população, os especialistas IDr. Isnard Maul, pneumologista, e Dra. Aline Ambrosio, ginecologista e sexóloga, ambos membros da Doctoralia, retomam e esclarecem as questões. .

 

Qual o tempo normal de uma masturbação até a ejaculação? E se for menor que o tempo usual, é ejaculação precoce? 

Dra. Aline: Somente para efeito de estudos científicos que fixamos um tempo para definir se a ejaculação é tardia ou precoce. Se o homem se sente angustiado com o tempo que ejacula, causando sofrimento, ele deve procurar auxílio com um terapeuta sexual para tratar seu desconforto. A ejaculação precoce é definida quando o tempo de latência entre a penetração e a ejaculação é menor do que um minuto. E a retardada é quando ocorre após 25 minutos ou mais. Mas sempre é considerado uma disfunção sexual se trouxer sofrimento ao indivíduo ou ambos (ele e a parceira) repetidamente e por seis meses.

 

Qual remédio é o mais indicado para cortar a menstruação na hora? 

Dra. Aline: Antes de sair tomando remédio para cortar a menstruação, deve-se passar por uma avaliação médica, pois não são todas as mulheres que podem tomar hormônios sendo isentas de risco.

 

Quanto tempo após a relação sexual, o teste de gravidez da farmácia já pode confirmar o resultado? 

Dra. Aline: Depende da qualidade do teste. Alguns testes mais sensíveis podem dar resultados positivos até uns 5 dias antes da próxima menstruação. Porém, se realizar o teste nesta fase e der negativo, precisa-se repetir após o período de atraso menstrual para se ter certeza de que não teve um resultado falso-negativo e que realmente não está grávida.

 

Depois de quanto tempo a pílula começa a fazer efeito contra a gravidez? 

Dra. Aline: Geralmente, há um período de adaptação para qualquer método contraceptivo. Assim, recomendamos o uso de prevenção extra por pelo menos um mês, como o preservativo. Vale ressaltar, que os preservativos têm a função de evitar as ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e são extremamente indicados nos contatos casuais.

 

Quanto tempo o paladar e o olfato costumam voltar ao normal depois de uma gripe? 

Dr. Isnard: Alterações do paladar e olfato são comuns durante quadro de infecções virais do trato respiratório superior e estas costumam melhorar após melhora do quadro agudo, mas em 6 a 13% dos casos podem persistir. Nessa pequena parcela que permanecerá com sintomas, estudos mostram que 81% dos pacientes terão recuperação em até um ano. Para os pacientes que possuem sintomas crônicos, pode ser realizado tratamento com treinamento olfativo.

 

Covid-19: Posso consumir bebidas alcoólicas mesmo positivado? E logo após a vacina? 

Dr. Isnard: Não, o consumo de bebidas deve ser evitado durante o tempo em que se está positivo. Nesse período devemos favorecer a recuperação do organismo, adotando hábitos saudáveis: repouso, hidratação e uso de medicações para tratamento dos sintomas de dor, febre, obstrução nasal. 

Também não é recomendado o uso de bebidas alcoólicas logo após a vacinação, pois as vacinas podem ter efeitos colaterais, tais como dor no corpo, febre, que serão mais bem avaliados e devidamente tratados na ausência do consumo de álcool.

 

 Doctoralia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados