Levantamento da
ClearSale aponta que houve mais de 23 mil ações fraudulentas de 1 a 25 de
dezembro
O Natal em 2021 teve um aumento de 91,35% no número
de fraudes evitadas no e-commerce brasileiro, subindo de 260.733 pedidos
potencialmente fraudulentos em 2020 para 498.923 neste ano. Em termos
financeiros, foram R$ 468,9 em fraudes evitadas no varejo virtual em 2021,
contra R$ 300,7 milhões no ano passado – crescimento de 56,25%.
Os dados são do levantamento da ClearSale, empresa
especializada em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como
e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas e telecomunicações. O período
levado em conta no comparativo é o de 01 a 25 de dezembro, e foram analisados
somente pedidos pagos com cartão de crédito.
As categorias que geraram maior número de fraudes
evitadas neste ano foram: Celular, Eletrônicos, Automotivo, Bebidas e
Ferramentas. Em 2020, a lista foi composta por Bebidas, Eletrônicos, Celular,
Eletrodomésticos e Ar Condicionado.
Já analisando pelo valor dos produtos, as
categorias com maior índice de possíveis ações fraudulentas foram: Eletrônicos,
Automotivo, Bebidas, Joias e Informática. No ano passado, o Top5 foi preenchido
por Eletrônicos, Bebidas, Informática, Celular e Automotivo.
“Por conta das promoções e ofertas, as datas
comemorativas trazem um maior número de consumidores ao e-commerce. Como
consequência, temos também uma quantidade elevada de fraudadores buscando brechas
para aplicarem seus golpes. Isso explica o aumento exponencial nas tentativas
de fraudes”, afirma Omar Jarouche, Diretor de Marketing e Soluções.
ClearSale - especialista em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações e seguros, sendo pioneira no mapeamento do comportamento do consumidor digital.
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