Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Doenças prostáticas podem afetar o bem-estar de cães e gatos machos

Além do tumor na próstata pets também podem desenvolver uma inflamação chamada prostatite

 

Pais e mães de pet precisam estar alertas sobre a ocorrência tanto do tumor de próstata, como também de outras enfermidades que afetam o sistema reprodutor dos animais de estimação. Embora não muito comum em pets, cães e gatos machos também podem ser afetados pelo câncer de próstata.

A médica veterinária Thais Matos, especialista da área de Confiança e Segurança da DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, explica que os cães de meia-idade ou idosos são mais propensos a desenvolverem problemas na próstata.

"As principais afecções são a hiperplasia prostática benigna, metaplasia escamosa, prostatites bacterianas, cistos prostáticos e os abscessos. A hiperplasia prostática benigna (HPB) é o aumento do tamanho da próstata, sendo considerada o problema prostático mais comum dos cães machos não castrados e com idade acima de seis anos", pontua Thaís.

Além dos tumores (aumentos de volume na região), a próstata dos pets também pode desenvolver uma inflamação chamada prostatite. Os principais sinais que o animal de estimação está com uma afecção nessa glândula são: dificuldade para defecar, dificuldade para urinar, incontinência urinária, perda de peso e sangue na urina.

A especialista da DogHero esclarece ainda que o câncer de próstata nos pets se desenvolve de forma diferente do que em humanos. "Não é comum os cães serem acometidos por um câncer maligno na glândula, mas o aumento causado pela HPB pode afetar seu bem-estar e causar sérios problemas. O tumor de próstata em cães é mais comum do que em gatos. Em ambas as espécies, a doença tende a apresentar sinais já quando bastante avançada e, por isso, seu diagnóstico costuma ser tardio" .

Mesmo que os problemas prostáticos nos felinos domésticos não sejam tão comuns, é preciso entender que os gatos machos idosos não castrados podem ter uma maior predisposição a desenvolver algumas condições na próstata. A prostatite, uma inflamação de origem bacteriana ou fúngica, quando não tratada pode evoluir e formar abscessos (bolsas de pus), causando dor, incômodo e comprometendo a saúde do animal.

As doenças da próstata, se diagnosticadas precocemente tendem a ter uma boa recuperação em cães e gatos, daí a importância em realizar check-ups periódicos com o médico veterinário de confiança. Mesmo com o desafio atual da volta à rotina, em algumas localidades já está disponível o serviço de veterinário em domicílio , idealizado para facilitar a vida de pais e mães de pets com consultas e vacinação em casa .

 

DogHero  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados