Pesquisar no Blog

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

De olho na volta às aulas, ortopedista pediátrica explica se mochila pode causar escoliose

Pais e cuidadores devem ficar de olho no peso do acessório para não prejudicar a saúde da criança ou adolescente


A volta às aulas presenciais ou no sistema híbrido se aproxima e, junto da preocupação com as medidas sanitárias vem uma dúvida constante de pais e cuidadores: a mochila pode causar escoliose? 

Segundo a Dra. Natasha Vogel, ortopedista pediátrica do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM/SP), não, embora o uso incorreto do acessório possa desencadear outros problemas, como alterações posturais e lesões musculares e articulares que evoluem com dor. 

“As crianças e, principalmente os adolescentes, teimam em usar a mochila em um ombro só, mesmo superpesadas. Com isso, acabam se queixando de dores nos ombros, coluna cervical, torácica e lombar. Como muitas demoram a se queixar de dor, ao sinal da primeira reclamação é interessante consultar um ortopedista pediátrico especializado em coluna para investigar o motivo do desconforto”, orienta. 

A médica lembra que sintomas: dor, dormência, desconforto e formigamento são sinais importantes que precisam ser averiguados. Crianças mais tímidas, segundo a médica, são as que menos tendem a reclamar e por isso cabe aos pais e cuidadores observar o momento em que colocam ou retiram a mochila, já que são momentos em que podem demonstrar dificuldade ou dor. 

O peso da mochila também merece atenção, já que não deve ser superior a 15% do peso da criança. “É importante conversar com a criança para que ela entenda que o bom uso da mochila é importante para a sua saúde”, diz a médica, que cita que é o acessório deve ter alças largas e acolchoadas que devem ser usadas ao mesmo tempo e estarem firmes contra o corpo. 

“A criança deve levar apenas o imprescindível para o dia e, ao pegar a mochila do chão, não deve esquecer de sobrar os joelhos para distribuir melhor a carga”, orienta Dra. Natasha. A criança deve participar da escolha da mochila, que deve seguir algumas regras importantes:

 

- Ela deve ser adequada para o tamanho da criança;

- As alças devem ser largas e acolchoadas;

- Duas alças de ombro e outra na cintura;

- Costas acolchoadas;

- Vários compartimentos podem ajudar a distribuir melhor o peso;

- Mochila leve e, quando for possível, com rodinhas.

 

Dra. Natasha Vogel - Médica Assistente em Ortopedia e Traumatologia do HSPM-SP São Paulo Brasil; Mestrado em Ciências do Sistema Muscoesquelético. Universidade de São Paulo, USPSão Paulo, Brasil; Especialização - Residência Médica Universidade de São Paulo, USPSão Paulo, BrasilTítulo: Ortopedia Pediátrica; Especialização - Residência Médica Hospital do Servidor Público Municipal, HSPM/SP São Paulo, Brasil - Título: Ortopedia e Traumatologia; Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina de Jundiaí, FMJJundiai/SP, Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados