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Veja tendências para os negócios alinhadas com o novo comportamento do consumidor que ajudarão a atender expectativas e antecipar demandas no atual cenário
Entender o comportamento do
consumidor no atual cenário de pandemia e suas variantes. Esse é o principal
desafio do varejo em 2022, que ainda não voltou aos patamares pré-covid e deve
enfrentar instabilidades.
Nesse cenário, Lyana
Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, especializado em gestão e expansão de
redes de negócios e franquias, lembra que será fundamental, para a
retomada, a recuperação da confiança para voltar a consumir, conquistada à
medida que a economia se estabiliza, e o ambiente político se torna menos
conturbado.
Enquanto isso, os negócios
continuam na briga. No mercado de franquias, em
especial, redes que retomaram planos expansionistas após um período de
renegociações e vacância já convivem com a baixa oferta em real estate.
Já a continuidade de fusões e aquisições ampliará a sinergia entre empresas,
gerando parcerias estratégicas.
Mas há alguns pontos de
atenção, segundo a CEO. O consumidor estará cada vez mais consciente sobre as
questões globais, tais como problemas ambientais e novas ondas da pandemia.
Além de terem sentido um grande impacto no seu comportamento de consumo, as
mudanças de cenário tornaram esse consumidor mais reticente em consumir.
Esta situação muda e mudou
tudo, sobretudo no que se refere ao seu relacionamento com as
marcas. "Nós ainda apostamos na criação de novos modelos de negócios
para atender diferentes públicos e no desenvolvimento de conceitos alinhados
com a expectativa do consumidor, antecipando demandas não endereçadas no varejo
tradicional."
Para acelerar a conversão das
vendas à distância e oxigenar a base de clientes, o live commerce. Para
continuar a crescer, marcas concorrentes se associam. Já o compromisso
ambiental e social das empresas será uma exigência a mais desse consumidor. A
seguir, conheça os fatores que devem movimentar o varejo e o franchising neste
ano:
LIVE COMMERCE
O modelo chinês de 'comércio
ao vivo', baseado em demonstrações, apresentações e shows realizados em tempo
real que possibilitam a compra via apps que teve como pioneira no Brasil a
Americanas, caiu no gosto do consumidor brasileiro.
Dessa forma, as vendas
on-line por lives que
integram transmissão de vídeo e e-commerce da marca, com entrega de conteúdo
relevante que engaja o consumidor, é um modelo que se consolidará na estratégia
digital das empresas.
NOVAS PARCERIAS ESTRATÉGICAS
O ano será marcado pelo
desenvolvimento de parcerias entre as empresas que possam oferecer negócios
complementares e que permitam a composição de uma solução completa para o
consumidor, além de impulsionarem o desenvolvimento de novos negócios mais
próximos e que ofereçam experiências realmente relevantes.
"Essa construção é a
forma que as empresas têm buscado para continuar a crescer e se consolidar em
seus mercados", reforça a CEO do Grupo Bittencourt.
ESG NA PRÁTICA
A inclusão e a diversidade
farão parte das discussões centrais das empresas, por estarem diretamente relacionadas
ao tema do ESG e seus pilares (ambiental, social e governança, na sigla em
inglês): negócios comprometidos com boas práticas de gestão e governança tendem
a ser mais sustentáveis e, por isso, alcançam melhores resultados.
Para Lyana, um ponto chave em
2022 diz respeito a fomentar o compromisso social das instituições, os cuidados
com o meio ambiente, e a necessidade de governança entre as empresas. "As
práticas ESG vão entrar de vez nas pautas das empresas não apenas como algo a
ser feito no futuro, mas como missões para o ‘agora’”, sinaliza.
Repórter
lignelli@dcomercio.com.br
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