Pesquisar no Blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Inimigos do sorriso: 5 hábitos que são verdadeiros vilões da cavidade oral

Adobe Stock
Especialista aponta práticas aparentemente inofensivas, mas que são altamente prejudiciais à saúde bucal


Não é novidade que a ausência de uma rotina de cuidados adequada com o sorriso pode prejudicar e muito a região bucal. Até mesmo hábitos considerados comuns e populares podem impactar negativamente a saúde bucal. Mas, você sabe quais são eles?

Abaixo, Queren Azevedo, consultora da GUM , marca americana de cuidados bucais, preparou uma lista com os erros mais comuns com a cavidade oral, capazes de afetar a saúde e a beleza do sorriso. Confira:

1 - Demorar para trocar a escova

A especialista informa que não é recomendado o uso da mesma escova de dentes por mais do que 3 meses. "Estudos mostram que após esse período, elas se tornam muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas, quando comparadas com as novas", informa.

Ainda segundo Queren, em casos de gripe e infecção de garganta ou na boca também é indicada a substituição como forma preventiva de uma nova infecção. "Para os usuários de aparelho esse tempo de troca pode ser mais curto, já que ele leva ao desgaste das cerdas bem mais facilmente", destaca.

2- Palitar os dentes

Apesar de ser uma prática muito comum, o palito de madeira pode afetar a saúde bucal. De acordo com Azevedo, ficar cutucando os dentes para retirar restos de comida pode machucar a gengiva e criar lesões. "Além disso, eles não são esterilizados e podem levar micro-organismos à boca", ressalta.

Sendo assim, a melhor opção é apostar no bom e velho fio dental ou nos modernos palitos interdentais, que são fáceis de usar e garantem a remoção da placa bacteriana e de partículas de comida entre os dentes e ao redor de coroas, pontes, implantes, próteses e aparelhos ortodônticos com muito mais eficiência.

3- Roer as unhas

Além de não higiênico, o hábito também pode levar ao desgaste dos dentes. A expert explica que as unhas são duras e exigem um esforço para serem cortadas pelos dentes, o que gera uma sobrecarga nos tecidos periodontais e na articulação temporomandibular (ATM) - resultando na disfunção da região. Além disso, o esmalte dentário pode se desgastar, trincar ou quebrar devido a essa força.

4 - Mastigar de um lado só

É mais comum do que se imagina o número de pessoas que mastigam somente de um lado da boca enquanto comem. No entanto, esse processo - conhecido como mastigação unilateral predominante - pode resultar em um desajuste na arcada dentária e, ao longo prazo, se não for tratado, pode causar o aumento na musculatura e problemas nas articulações. "Desse modo, é importante ficar atento quanto a essa questão e procurar ajuda de um dentista para começar tratamento o quanto antes", diz.

5 - Escovar os dentes com força

Ao contrário do que se pensa, a utilização da força na rotina de cuidados com a cavidade oral não ajuda na eficiência do processo. "Escovar os dentes com muita rispidez só machuca a gengiva e danifica o esmalte dentário, além de não garantir uma maior limpeza dos dentes", enfatiza. Queren complementa que tal prática pode originar a retração gengival, que consiste no deslocamento da margem da gengiva e desencadeia na exposição da raiz do dente. "Na hora de escolher a escova ideal, dê preferência sempre por escovas de cabeça pequenas e cerdas macias", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados