Uma
das datas mais esperadas pelos brasileiros se aproxima: o Natal. Mesmo sendo um
ano de pandemia, 2021 movimentou positivamente o comércio do País. Segundo
dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de
Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise
Pesquisas, os brasileiros estão mais otimistas e, por isso, as compras de Natal
deste ano injetarão aproximadamente R$ 68,4 bilhões em nossa economia.
Este valor equivale a cerca de 123,7 milhões de consumidores
voltando às compras, graças ao avanço da vacinação e a ampliação do
funcionamento dos comércios nas cidades.
Com este aumento brusco nas demandas, muitas empresas viram a necessidade de
digitalizar seus processos internos para garantir seus estoques,
matérias-primas e mitigar possíveis riscos em suas cadeias de suprimentos e de
transportes, principalmente durante as grandes temporadas de vendas, como Black
Friday e Natal.
Neste processo de digitalização, alguns pontos são essenciais para tornar e
manter o processo logístico mais eficiente, assertivo e menos trabalhoso.
Confira algumas dicas:
1 - Planejamento antecipado
Geralmente, o planejamento para de vendas para o Natal tem início no mês de
agosto. Desta forma, todas as empresas envolvidas na operação, desde a
importação de insumos/matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor
final, conseguem alinhar seus estoques para garantir a demanda da temporada. Um
dos recursos mais utilizados no mercado para gerenciar o volume de cargas, de
acordo com a demanda do momento, são os softwares de previsão e planejamento de
demandas. Inserindo informações de temporadas passadas e demais dados
referentes ao negócio é possível gerar previsões de estoques e vendas com
acuracidade máxima.
2 - Gerenciamento do processo logístico em tempo real
Tanto para os embarcadores quanto para as empresas que transportam as cargas, o
gerenciamento do processo logístico é essencial para manter o planejamento cada
vez mais assertivo. Temos hoje no mercado ferramentas modernas, com sistemas de
rastreamento de carga inovadores, que permitem a verificação do status de todas
as cargas em todos os modais disponíveis, desde a origem até o destino final.
Elas trazem muitas facilidades, como pesquisa de embarque por modal, termo de
busca, além de formatar relatórios de KPIs, de acordo com a necessidade do
cliente.
3 - Ferramentas para gerenciamento de risco
Esta é uma etapa de fundamental no processo logístico, pois auxilia as empresas
a evitar grandes prejuízos durante as operações de armazenamento e transporte.
Roubo de cargas, armazenamento incorreto, acidentes, multas e penalidades são
alguns dos riscos com probabilidade considerável. Para mitiga-los é necessário
utilizar uma estratégia eficiente, que garanta a entrega de acordo com as
normas de qualidade. Para esta etapa do processo, existem diversas tecnologias
que podem ser implantadas conforme o planejamento de cada carga. Há soluções
personalizáveis, com algoritmos poderosos, que auxiliam na otimização e
execução de rotas em tempo real. Outras desvendam alguns gargalos de eficiência
para melhorar a experiência do cliente. Neste processo, adequar soluções de
acordo com a realidade local é essencial.
4 - Integração de sistemas
Além de eliminar o retrabalho e as informações duplicadas, a integração dos
sistemas que envolvem o processo logístico dá a oportunidade para que outros
setores da companhia e até colaboradores de outros escritórios tenham acesso às
informações do cliente, podendo, assim, auxiliá-lo a qualquer momento em um
embarque ou em uma cotação.
5 - Atendimento contínuo em diferentes plataformas
Nesses novos tempos, ter acesso às informações a qualquer momento é algo
esperado pelos clientes. Sabemos que a opinião dos nossos clientes é algo que
suma importância. Por isso, a qualidade no atendimento é fator de escolha para
fechar ou dar continuidade a um novo negócio. Diversas companhias têm investido
fortemente na digitalização de seus sistemas de atendimento ao cliente,
implementando novas ferramentas como o contato via Whatsapp, chatbot, dentre
outros. Neste caso, o ideal é somar os novos canais aos de atendimento humano e
e-mail para garantir a melhor experiência a seus parceiros. Na era digital, o
investimento em CX é o caminho mais rápido e assertivo para fidelizar o cliente
e conquistar novos admiradores da sua marca.
Diego Pontes - Gerente de Tecnologia e Negócios
da Asia Shipping.
Nenhum comentário:
Postar um comentário