Pesquisar no Blog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Dicas e orientações chegam num momento oportuno em que o segmento registra aumento no volume de contratações de profissionais nas residências

 


O reaquecimento da procura pelas famílias tem levado muitas empregadas domésticas a buscarem uma recolocação, após o período mais turbulento da pandemia. Outras, ainda sem experiência, tentam uma entrada no mercado para trabalharem nas residências do país. Devido a esse bom momento do setor, é preciso aproveitar dicas e orientações para conquistar a tão sonhada vaga, sem erros na hora da entrevista.

Esses ensinamentos se tornam pertinentes, em meio a um cenário bastante favorável. As contratações no segmento registraram um aumento de 36%, segundo levantamento inédito feito pela Famyle. De janeiro a setembro, foram 23 mil vagas, contra 16,3 mil em 2020, com base nas informações de uma pesquisa amostral registrada pela plataforma.

As orientações são necessárias para evitar que várias candidatas cometam erros ainda muito comuns durante uma entrevista de emprego, explica Guilherme Silva, CEO da Famyle - plataforma que conecta as famílias com profissionais do ramo doméstico. "A falta de preparo e a baixa estima podem comprometer a participação até em futuros processos de seleção", destaca.

Para orientar as candidatas em busca de entrar no mercado ou de uma recolocação nas residências, o CEO da Famyle lista os seis passos para as domésticas se saírem bem na entrevista de emprego para evitar os erros mais comuns cometidos nessa conversa com o contratante:



1 - Prepare-se com antecedência
Preparar-se para uma entrevista é o primeiro passo para se sobressair na importante conversa com o contratante. Pode parecer algo muito complexo, mas não é, explica o CEO da Famyle. Ele ressalta que isso pode ser feito com base na própria realidade da candidata, por meio dos dados existentes no próprio currículo profissional.

Para isso, Silva sugere às candidatas estudarem o próprio CV e fazerem uma cópia para continuar a consultá-lo momentos antes da entrevista. "Isso evita até mesmo com que a pessoa trave na conversa porque se sente mais segura. E aproveite para falar com o entrevistador com olhar nos próprios olhos. Dá mais confiança", sugere.

Ele esclarece ainda que o fato de travar durante a conversa é muito comum com candidatas que nunca trabalharam e tentam uma colocação no serviço doméstico. "A pessoa fica com muita vergonha e fica paralisada junto ao entrevistador por falta de experiência. Por esse motivo, estudar as informações se torna essencial", conta.



2 - Seja pontual e evite faltar na entrevista
O segundo passo importante em busca de uma vaga no serviço doméstico é a pontualidade. Isso serve tanto quando a entrevista for presencial quanto nas conversas online, que se tornaram mais comuns em razão da pandemia da Covid-19. O CEO da Famyle salienta que esse fator é um dos que são mais levados em consideração na hora de contratar.

Para garantir essa pontualidade e evitar possíveis atrasos, Silva orienta a candidata a fazer uma pesquisa com objetivo de saber quais itinerários ou meios de transporte são necessários para se locomover ao local da entrevista. Ainda nessa linha, o ideal é sair de casa com objetivo de chegar entre 20 e 30 minutos mais cedo para evitar transtornos em caso de imprevistos no caminho. "No caso da conversa online, entre na sala de bate papo virtual de cinco a dez minutos antes", aponta.

Outra dica alinhada a esse quesito é evitar faltar na entrevista. O CEO da Famyle esclarece que muitas domésticas simplesmente não comparecem para conversar com o contratante e nem mesmo desmarcam. Em muitos casos, isso acontece porque várias candidatas acham que não têm chance de conseguir. "Por isso, é sempre desmarcar, pois deixar o entrevistador na espera pode ser um motivo de eliminação e até de boicote em processos futuros."



3 - Escolha roupas formais e confortáveis
A forma de escolher como irá se vestir para a importante entrevista de emprego pode ser considerada o terceiro passo na conquista da vaga de doméstica. Para ter êxito com essa etapa de dicas, a candidata precisa sempre selecionar vestimentas mais formais, desde que sejam confortáveis. O CEO da Famyle afirma que isso é uma maneira de mostrar mais profissionalismo ao contratante.

"Por meio do figurino, a pessoa consegue reforçar que é mais profissional. Isso também é muito levado em consideração", alerta. Silva complementa ainda que vestir-se bem não significa usar roupas caras. Quanto às maquiagens, ele deixa como sugestão algo mais leve e ameno.

O CEO da Famyle pondera que essas dicas são necessárias porque muitas domésticas cometem erros na forma de se vestir, com roupas mais extravagantes e maquiagens pesadas. "Costuma causar má impressão à candidata que age dessa maneira. Isso não acontece por maldade, mas por pura falta de conhecimento da pessoa porque pretende dar um ar mais chique e sofisticado junto ao contratante. Esse não é o melhor caminho", avalia.



4 - Seja formal e esbanje simpatia na entrevista
A candidata consegue alcançar o quarto passo para se dar no processo seletivo quando se porta de maneira formal na entrevista. O comportamento garante maior credibilidade no momento da conversa. Silva reforça que esse tipo de conduta faz com que o contratante também se sinta mais à vontade.

O CEO da Famyle também sugere para a doméstica esbanjar simpatia, mas sem se esquecer da formalidade na hora de falar com o entrevistador. "Basta ser alguém acessível e conversar de maneira bem objetiva. Esses elementos são bastante importantes e contam no momento da escolha", reforça.

Silva alerta para a candidata não abusar da informalidade durante a entrevista. Na sua avaliação, essa situação não é sinônimo de simpatia, principalmente quando muitas delas se referem aos contratantes por apelidos ou abreviações dos nomes dos entrevistadores "Não faça brincadeirinhas ou comentários desnecessários. Na hora de se comunicar, evite gírias."



5 - Demonstre proatividade e fale das experiências
Durante a conversa com o entrevistador, é possível dar o quinto passo favorável em busca da vaga quando a candidata demonstrar proatividade. De acordo com o CEO da Famyle, essa conduta pode se tornar muito favorável, pois destaca como a pessoa é atenta aos detalhes. Esse quesito também é muito valorizado pelos contratantes.

A partir daí, a doméstica em busca de oportunidade também pode aproveitar para falar sobre sua experiência em trabalhos anteriores, ensina Silva. "Esse é o melhor momento para apontar suas características e mostrar mais sobre sua personalidade ao entrevistador."

Por outro lado, o CEO da Famyle destaca que falar sobre questões familiares e pessoais na entrevista não deve ser considerado proatividade. Ele considera que a conduta é tentar sensibilizar o contratante no momento da conversa. "Mas essa prática é mal vista entre as famílias interessadas em admitir uma profissional", pondera.


6 - Desligue o celular
Cada vez mais, o celular se torna um item essencial na vida das pessoas, inclusive para as domésticas. Por esse motivo, serve para diversas finalidades já inseridas no dia a dia das pessoas. Apesar da tamanha importância do aparelho no cotidiano, o CEO da Famyle é enfático em relação ao equipamento: a orientação é desligá-lo minutos antes da entrevista.

Silva explica que muitas candidatas deixam de desativar o telefone no momento da entrevista devido a essa verdadeira dependência. Em diversas ocasiões, pedem para parar a conversa e atender a chamada. "Isso não é muito bem visto num processo seletivo para uma determinada vaga e, obviamente, também acontece na hora de contratar uma doméstica".

Mas ele lembra que existem muitas situações em que a candidata espera uma ligação importante sobre o estado de saúde ou de alguma situação particular dos seus familiares e, por isso, não pode desativar o aparelho. "Nesse caso, avise o contratante antes do início da entrevista. Ele costuma ser compreensivo quando é dessa forma", completa.

 



Famyle - startup foi criada com objetivo de facilitar a contratação das profissionais do ramo doméstico por meio de uma plataforma que as conecta com as famílias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados