De acordo com o estudo o consumidor irá destinar aproximadamente 35% das compras da Black Friday para compras de Natal e final de ano. Em 2020 este percentual foi de 52%.
74% dos
consumidores pretendem aproveitar alguma oferta, antes da data oficial da Black
Friday. Essa é uma das descobertas do estudo “Black Friday no varejo
brasileiro” – 4ª edição, desenvolvido pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em
parceria com a Offerwise,
que faz uma radiografia dos principais hábitos de compra, intenção de compra e
opiniões em relação a Black Friday.
Devido
aos altos preços que o país vem enfrentando por conta da pandemia, a Black
Friday é vista como oportunidade de comprar, deixando o consumidor mais
otimista e animado. 100% dos entrevistados pretendem se arriscar nas promoções
esse ano e pretendem gastar em média R$2.310,40. Em 2020 a intenção de gasto
médio (compras on e off-line) dos consumidores na data foi de R$1.728,12. A
maioria das compras estão destinadas a uso próprio e a preferência é por:
Eletrônicos (68%), Vestuário (61%) e Eletrodomésticos (47%).
O estudo
mostra que 59% concordam que a Black Friday é uma data para encontrar produtos
de coleções anteriores ou que estão fora de linha, porém 60% acreditam que irão
encontrar produtos de lançamento. A data está consolidada no país, e aos poucos
os consumidores passam a ver vantagens de
comprar
(92%) na Black Friday, e acreditam (86%) nas promoções da data. Para todos os
atributos pesquisados foram considerados uma escala de 1 a 4, sendo 1 concordo
totalmente e 4 discordo totalmente, e analisados conforme a soma de “Top2Box”
(1+2).
O canal online é a principal fonte
de pesquisa de preços, sendo que 96% dos entrevistados irão pesquisar antes de
realizar a compra na data, principalmente em sites de busca (80%), sites de
lojas próprias (66%), e redes sociais (47%). Assim como a busca por informações
é online, o
e-Commerce (34%) se sobressai quando comparado com lojas físicas (10%) no
processo da compra, porém a maioria utiliza os dois canais para fazer suas
compras (57%).
Para
Eduardo Terra, Presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC),
“Teremos uma Black Friday diferente. Um consumidor com uma intenção maior de
compra e um novo varejo que utiliza de diversas ferramentas digitais para
atrair o seu público, além da complexidade que a crise da pandemia trouxe para
os dias atuais. ”
Método
da pesquisa:
O
estudo entrevistou 600 consumidores em todo o país, e teve como objetivo
quantificar aspectos relacionados aos hábitos de compra, intenção de compra e
opiniões em relação a Black Friday, visando entender o impacto dessa data para
o varejo brasileiro.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC:
https://sbvc.com.br/estudo-4a-edicao-black-friday-no-varejo-brasileiro-2021-sbvc/
SBVC –Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
Offerwise
Nenhum comentário:
Postar um comentário