Especialista dá dicas para conseguir driblar as pegadinhas das promoções que irão tomar conta do mundo no dia 26 de novembro
Com as datas comemorativas
chegando e muitas pessoas para presentear, nada como economizar um pouquinho na
hora das compras. A global Black Friday chegou ao Brasil em 2011 e é uma das
maiores datas promocionais de movimentação do comércio brasileiro. A ação
acontece sempre na última sexta-feira de novembro, que neste ano cai no dia 26,
e conta com a adesão de empreendimentos físicos e virtuais, por conta do
incentivo da data.
De acordo com o relatório
Neotrust, referência no comércio digital, o varejo nesta mesma época de 2020
faturou R$ 5,1 bilhões, um aumento de 31% em relação à data de 2019. “Foi um
marco para a história do e-commerce brasileiro, pois mesmo durante uma pandemia
tivemos o maior volume de vendas já registrado no país”, destaca Pedro Salanek,
professor de Finanças do ISAE Escola de Negócios. Para este ano, a tendência é
que as grandes marcas continuem com foco no varejo online.
Entretanto, embora seja uma
ótima oportunidade para garantir alguns produtos por um preço melhor, também é
o momento em que o consumidor pode ser enganado de diversas formas. Desde que a
novidade foi trazida para o país, já começou a se falar nas Black Fraudes ou
nas promoções de “tudo pela metade do dobro”. Por isso, o especialista destaca
algumas dicas importantes para quem quer aproveitar o momento sem ser pego
pelos falsos descontos e links enganosos.
De acordo com Salanek, toda
compra deveria ser realizada apenas após um planejamento prévio, para que não
haja nenhum problema. “Ao invés de se deixar levar pela empolgação do dia da
compra, o ideal seria fazer uma pesquisa de valores dos produtos que estão na
lista de compras, para que haja um comparativo na hora de efetivar o
pagamento”, explica. “O imediatismo seduz o cliente e faz com que ele acabe
sendo enganado, tanto com valores quanto com golpes virtuais de roubo de
dados”, complementa o especialista.
Outro ponto importante é
redobrar o cuidado com ambientes virtuais, que hoje compõe a maior parte das
escolhas de compra dos consumidores. Buscar sempre sites oficiais, com boas
avaliações, empresas conhecidas e, de preferência, com indicações de garantia
da entrega e da confiabilidade do produto no que diz respeito a qualidade.
“Além de oferecer descontos enganosos, links suspeitos podem acabar levando
dados pessoais importantes e causando prejuízos financeiros. Por isso, é
importante sempre confirmar a veracidade da promoção no aplicativo ou site
oficial da empresa. Instalar um bom antivírus no computador também pode ser uma
alternativa”, aconselha.
Avaliar bem as ofertas e
sempre desconfiar de descontos atrativos demais, que saem da realidade dos
valores convencionais, é essencial para driblar as pegadinhas. O encanto da super
promoção muitas vezes leva o cliente a não perceber a diferença absurda dos
preços. Além disso, manter o foco somente nos produtos que deseja obter é a
principalmente dica. “Comprar apenas pelo impulso também faz com que o
consumidor acabe adquirindo muitas coisas supérfluas e gastando além do que
deveria ou poderia. Preço é o que você paga e valor é o que você leva. Ou seja,
não é só porque está barato que a compra realmente valha a pena”, conclui Pedro
Salanek.
Nenhum comentário:
Postar um comentário