Pesquisar no Blog

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Médico aponta quais as características e benefícios da gastroplastia endoscópica

Por meio de live no Instagram, o Dr. Sérgio Barrichello, da Clínica HealthMe, aborda sobre o procedimento e ajuda para os pacientes

 

Um dos métodos mais conhecidos para o trabalho de perda e gerenciamento de peso, a gastroplastia endoscópica é uma cirurgia menos invasiva que reduz o tamanho do estômago sem realizar mudanças fisiológicas, baseada apenas na restrição de espaço disponível para alimentos.

Esse procedimento é feito por um aparelho de endoscopia com uma máquina de costura na ponta do aparelho e encaminhada do esôfago até o estômago. Ao chegar no estômago, o profissional faz uma sutura na parede gástrica para diminuir o espaço e, no processo de alimentação, diminui a quantidade de comida para o este se sinta saciado.

"Esse processo de sutura reduz o espaço estomacal e auxilia o emagrecimento em 20% a 25% comparado ao peso inicial do paciente. Além disso, é um procedimento totalmente seguro e não necessita de internação, após o trabalho, o paciente pode retornar para casa normalmente", conta o Dr. Sérgio Barrichello, cirurgião bariátrico da Clínica HealthMe, especializada em procedimentos de perda e gerenciamento de peso.

A gastroplastia endoscópica é formalmente indicada para quem tem o IMC (Índice de Massa Corporal) entre 30 e 40 e não se trata de um procedimento definitivo. A sutura dura em torno de 18 e 24 meses no organismo do paciente e, após isso, o estômago retorna aos moldes próximos do seu tamanho inicial por conta da alimentação, ou seja, não se trata de uma mudança fisiológica, o que torna um trabalho menos invasivo ao corpo humano.

No entanto, o Doutor também aponta que além do trabalho cirúrgico, existem fatores fora do âmbito médico que são fundamentais para o êxito do paciente em concluir seu objetivo após o procedimento. "A cirurgia é apenas um primeiro passo para a perda de peso, após isso, também é necessária uma reeducação alimentar, paciência, força de vontade e um alto nível de comprometimento do paciente. Pois a perda do peso não está atrelada apenas a redução do estômago, mas sim em todo um acompanhamento médico e cuidado do paciente em sua alimentação após o trabalho", completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados