Pesquisar no Blog

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

4 podcasts que vão te ensinar muito sobre educação financeira

Especialista dá dicas e recomenda quatro programas para aprender sobre finanças de maneira leve e descontraída 


 

Formato cada vez mais popular entre os brasileiros, os podcasts se tornaram sucesso absoluto, especialmente na pandemia. Até o final de 2020, o Spotify já tinha 2,2 milhões de podcasts disponíveis, com pelo menos 86 milhões de usuários mensalmente ativos, o que significa dizer que 25% do total de usuários da plataforma entraram em contato com essa mídia no último ano. 

 

Os bate-papos sobre finanças contribuíram com esses números, viralizando de forma crescente, já que a educação financeira passou a ser uma grande questão na pandemia - com a chegada da Covid-19, muitos brasileiros ficaram desempregados ou se viram em situação econômica inédita. “Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar despesas, é fundamental para evitar dívidas futuras. Além das formas convencionais, podemos aprender finanças de maneira mais leve, com livros, vídeos na internet e agora os podcasts, que podem ser ouvidos a qualquer momento do dia, enquanto realizamos qualquer outro tipo de tarefa”, destaca Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal.

 

Mas apesar da importância da educação financeira, a maioria dos brasileiros têm dificuldades de entendê-la e principalmente de praticá-la. De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, apenas 32% da população, ou seja, cerca de um terço dos brasileiros, conseguiu gastar menos ou guardar dinheiro no último ano. 


Diante disso, Thaíne indica uma lista de quatro podcasts que facilitam a compreensão do tema e a mudança de hábitos para uma vida financeira mais saudável. Veja abaixo:

 

  1. Podcast Disciplina Financeira  

Comandado por Rafael Immediato, atuante no mercado há 10 anos, o Disciplina Financeira fala sobre finanças na vida real, abordando temas cotidianos como poupança, dívidas, planejamento financeiro, empreendedorismo e consumo consciente. 

 

https://open.spotify.com/show/3VBer0yUSclfFRNMLMYO4Q 

 

  1. PrimoCast 

Foca em entrevistas com convidados que tratam de assuntos como finanças, investimentos e empreendedorismo. Teve origem no canal O Primo Rico, comandado pelo agente autônomo de investimentos e escritor de diversos livros do segmento, Thiago Nigro. 

 

https://www.oprimorico.com.br/podcasts/ 

 

  1. PoupeCast 

Comandado pela planejadora financeira Nathalia Arcuri, o podcast nasceu do canal de finanças Me Poupe e traz diversas dicas sobre dívidas, financiamentos e oportunidades de investimentos., Traz também gravações de outros programas do Me Poupe. 

 

https://open.spotify.com/show/0UR7uvXIwzbEiSLZlrp9Na 

 

  1. Educação Financeira – G1 

Assim como a maioria dos sites da grande imprensa, o G1 abriu um canal com podcasts que falam especialmente sobre educação financeira, trazendo bate-papos com especialistas no setor. 

 

https://g1.globo.com/podcast/educacao-financeira/ 

 


Simplic


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados