Pesquisar no Blog

sábado, 24 de julho de 2021

O poder da autorresponsabilidade: como tomar para si o que é seu pode ajudar a trazer mais prosperidade e sentido para a sua vida

Parar de justificar nossos erros por atitudes de terceiros é o passo inicial para uma vida próspera, diz Mariana Parada


Uma das missões mais difíceis da vida adulta é sair debaixo da saia da mãe e assumir as rédeas da própria vida. Tudo é muito mais simples quando qualquer coisa pode ser explicada como resultado da atitude alheia. Mas é somente assim, pela autorresponsabilidade, que podemos ter uma vida plena e de sucesso, como explica a Coach e Consteladora Sistêmica Mariana Parada. “É fácil justificar um insucesso a partir das ações dos outros. Dizer que é teimoso porque a mãe criou assim, que gasta compulsivamente porque aprendeu com o pai… tudo isso é justificativa para, na verdade, tirar de cima da pessoa algo que é de responsabilidade dela”, explica.

“A Constelação Sistêmica é uma metodologia que ajuda a pessoa a ocupar o seu lugar devido no núcleo familiar e, mais ainda, compreender que as escolhas de vida são suas escolhas e não de seus ancestrais. A culpa pelo sucesso ou insucesso de nossas ações está em nossa postura diante da vida”, continua Mariana. Na prática a autorresponsabilidade é o ato da pessoa arregaçar as mangas e lutar por seus sonhos, vontades e potencializar suas forças.

Existem seis “leis” que regem o ato de ser responsável pela própria conduta e que precisamos relembrar constantemente, já que o caminho mais curto para justificar um desfecho inesperado é terceirizar a culpa. Para mudar essa postura, devemos seguir as seguintes leis:

- Não reclamar, nem de si, nem da vida, nem dos outros;

- Não criticar o outro, afinal todos nós temos o teto de vidro;

- Não procurar culpados por desfechos que deram errado;

- Não se fazer de vítima;

- Não justificar seus erros;

- Não julgar as pessoas.


“São todos comportamentos que fazemos tanto em nosso ambiente pessoal quanto no nosso ambiente profissional, e passamos tanto tempo focando em falar do outro, muitas vezes apontando o dedo para o outro, que perdemos oportunidades de crescer e evoluir. A partir do momento em que você se torna o seu maior foco, a vida se torna abundante”, diz Mariana, que desenvolveu um programa em grupo de desenvolvimento sistêmico, que será lançado no 2o semestre de 2021.

“Ao tomar a sua vida para si, as regras do jogo mudam. Mudam porque elas são feitas única e exclusivamente para você. O jogo é seu, a vida é sua… faça dela a melhor possível.”, finaliza .



Mariana Parada

www.marianaparada.com.br

@marianaparada.oficial


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados