Parar de justificar nossos erros por atitudes de terceiros é o passo inicial para uma vida próspera, diz Mariana Parada
Uma das missões mais difíceis da vida adulta é sair debaixo da saia da mãe e assumir as rédeas da própria vida. Tudo é muito mais simples quando qualquer coisa pode ser explicada como resultado da atitude alheia. Mas é somente assim, pela autorresponsabilidade, que podemos ter uma vida plena e de sucesso, como explica a Coach e Consteladora Sistêmica Mariana Parada. “É fácil justificar um insucesso a partir das ações dos outros. Dizer que é teimoso porque a mãe criou assim, que gasta compulsivamente porque aprendeu com o pai… tudo isso é justificativa para, na verdade, tirar de cima da pessoa algo que é de responsabilidade dela”, explica.
“A Constelação Sistêmica é uma metodologia que ajuda a pessoa a ocupar o seu lugar devido no núcleo familiar e, mais ainda, compreender que as escolhas de vida são suas escolhas e não de seus ancestrais. A culpa pelo sucesso ou insucesso de nossas ações está em nossa postura diante da vida”, continua Mariana. Na prática a autorresponsabilidade é o ato da pessoa arregaçar as mangas e lutar por seus sonhos, vontades e potencializar suas forças.
Existem seis “leis” que regem o ato de ser responsável pela própria conduta e que precisamos relembrar constantemente, já que o caminho mais curto para justificar um desfecho inesperado é terceirizar a culpa. Para mudar essa postura, devemos seguir as seguintes leis:
- Não reclamar, nem de si, nem da vida, nem dos outros;
- Não criticar o outro, afinal todos nós temos o teto de vidro;
- Não procurar culpados por desfechos que deram errado;
- Não se fazer de vítima;
- Não justificar seus erros;
- Não julgar as pessoas.
“São todos comportamentos que fazemos tanto em nosso ambiente pessoal quanto no nosso ambiente profissional, e passamos tanto tempo focando em falar do outro, muitas vezes apontando o dedo para o outro, que perdemos oportunidades de crescer e evoluir. A partir do momento em que você se torna o seu maior foco, a vida se torna abundante”, diz Mariana, que desenvolveu um programa em grupo de desenvolvimento sistêmico, que será lançado no 2o semestre de 2021.
“Ao tomar a sua vida para si, as regras do jogo mudam. Mudam porque elas são feitas única e exclusivamente para você. O jogo é seu, a vida é sua… faça dela a melhor possível.”, finaliza .
Mariana Parada
www.marianaparada.com.br
@marianaparada.oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário